Goiás Alerta e Solidário entrega mais de 15 mil benefícios em 37 municípios – Portal Goiás

6 Min de leitura


Goiás Alerta e Solidário entrega mais de 15 mil benefícios em 37 municípios
Na comunidade quilombola Kalunga Engenho II, em Cavalcante, Maria das Dores dos Santos Rosa recebe donativos e celebra a solidariedade antes da chuva (Fotos: Lucas Dellamare)

A Operação Goiás Alerta e Solidário 2025/2026 encerra, nesta sexta-feira (31/10), a primeira etapa da mobilização preventiva em municípios goianos com risco de enchentes.

Coordenada pelo Goiás Social e executada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a operação levou 15.759 benefícios sociais a 1.347 famílias das zonas urbana e rural de 37 municípios classificados como de alto risco de enchentes.

A ação, que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e da Defesa Civil Estadual, distribuiu colchões, cobertores, fraldas, enxovais, cadeiras de rodas, andadores, fórmulas infantis, absorventes e alimentos.

“Já vimos de perto o que significa para uma família perder tudo em questão de horas e sentir o medo de não saber como recomeçar a vida. Foi assim que entendemos que era preciso agir antes, com planejamento e humanidade”, afirmou a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado.

“O Goiás Alerta e Solidário nasceu desse propósito: o de cuidar das pessoas antes que a emergência chegue”, reforçou a primeira-dama.

Na comunidade quilombola Kalunga Engenho II, em Cavalcante, o chão de terra úmido anunciava a chegada das chuvas. Quando viu a equipe da Operação Goiás Alerta e Solidário se aproximar, Maria das Dores dos Santos Rosa ergueu as mãos e agradeceu a Deus.

Mãe de um filho com deficiência, ela vive em uma das regiões mais isoladas do Estado e recebeu um colchão caixa de ovo, cobertores e pacotes do Mix do Bem.

“É a esperança chegando antes da chuva”, disse, emocionada.

Ao se despedir, fez questão de abençoar quem a visitava: “Deus vai com vocês. Ele protege quem ama e ajuda o próximo”.

Em Nova Roma, a equipe encontrou Onofre Santos Rodrigues, que mora com o pai idoso acamado. A casa, de piso de terra batida, não tem água encanada, sofá ou televisão, e nem todos os cômodos possuem portas.

Onofre sobrevive fabricando tarrafas, uma espécie de rede de pesca, e cuidando das galinhas que tem no quintal. Das matas próximas, ele colhe frutas que complementam a alimentação. A chegada da equipe foi um alívio: com o aumento das chuvas, fica mais difícil colher qualquer coisa na área de mata.

Eles receberam fraldas descartáveis geriátricas, cadeira de rodas, Mix do Bem e frutas desidratadas, que aliviaram a rotina e trouxeram esperança.

“Com a chuva chegando, fica difícil colher frutas e cuidar do meu pai sozinho. Esses donativos vão ajudar muito, é uma ajuda que chega na hora certa”.

Para a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, cada entrega representa mais do que um ato assistencial.

“Quando chegamos antes da chuva, levamos junto com os donativos a tranquilidade de saber que o Estado está presente. É um trabalho feito com planejamento, empatia e compromisso com a vida”.

Cuidado que faz a diferença

Na zona rural de Monte Alegre de Goiás, a equipe foi recebida com um abraço apertado e o sorriso de quem se alegra com o reencontro.

Maria D’Abadia de Jesus, moradora de uma casa simples feita com tijolos de adobo, fez questão de abrir a porta e a janela de tábuas e mostrar sua sala modesta, mas cheia de vida, fé e gratidão.

“Vocês vieram pra me ajudar, ôh coisa boa! Vamos chegar, pode entrar”, disse, orgulhosa.

Ao receber o Mix do Bem, não conteve a alegria: colocou os pacotes na janela e comentou sorrindo que “ficaria bonito na foto”.

Não foi a primeira vez que Dona Maria D’Abadia recebeu a visita da equipe. Do ano passado, ela guarda com carinho o filtro de barro que ganhou e que ainda usa todos os dias para manter a água fresca.

Goiás Alerta e Solidário

Elogiou a iniciativa e contou que, desde que o Goiás Alerta e Solidário passou a visitá-la nesta época do ano, as dificuldades com a chuvarada ficaram mais leves, sobretudo pela tranquilidade de saber que não está sozinha.

São histórias como as de Maria das Dores, Maria D’Abadia e Onofre que traduzem o sentido da Operação Goiás Alerta e Solidário. Desde 2022, quando foi realizada pela primeira vez ainda com o nome de Operação Nordeste Solidário, a iniciativa já levou quase 70 mil benefícios sociais a famílias de todo o Estado.

Mais que números, são vidas amparadas e lares fortalecidos pela solidariedade. Em cada entrega, o Governo de Goiás, por meio da OVG e do Goiás Social, reafirma o compromisso de proteger, prevenir e cuidar das pessoas antes que a chuva chegue.

Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Goiás Social – Governo de Goiás

Compartilhar