Categories: BRASIL

Goiânia (GO): município registra mais de 21 mil casos e sete mortes por dengue em 2025

O número de casos prováveis de dengue em Goiânia ultrapassou a marca de 21 mil em 2025, apontam os dados do Ministério da Saúde. A cidade registrou oito óbitos pela doença este ano. Estão em investigação 18 mortes por dengue.

A capital está entre os 312 municípios-alvo das ações de enfrentamento à dengue adotadas pelo Ministério da Saúde. Esse é um dos motivos pelos toda a população de Goiânia e dos municípios da região metropolitana devem manter as medidas de prevenção aos focos do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Outros municípios da região também fazem parte da lista de alvos prioritários. É o caso de Aparecida de Goiânia. A cidade registra mais de 11 mil casos prováveis e quatro mortes por causa da dengue

A subsecretaria de Vigilância e Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, reforça a importância da adesão da população nas ações de prevenção à dengue. “Toda vez que falamos em campanha de controle, precisamos ter adesão da população. Então, para cada época do ano, temos ações diferentes. Se na chuva, o lixo é um problema, no período seco, o problema está dentro de casa: é no vaso sanitário que não é utilizado, é a caixa d’água destampada, a piscina que não é tratada. Então, a campanha e essa parte educativa é importantíssima, além, claro, das ações que são executadas pelos agentes de controle de endemias.”

Fique atento aos sintomas da dengue. Se estiver febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo, beba bastante água, não tome remédio por contra própria e procure uma unidade de saúde

O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, destaca: no surgimento dos sintomas, é fundamental procurar atendimento imediatamente.”As arboviroses têm alguns sintomas comuns. São febre, dor no corpo, no caso da dengue, dor ao redor dos olhos, dor nas articulações. Mas, o mais importante para a população é que, na manifestação desses sintomas, procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A UBS vai, através dos profissionais capacitados e de alguns exames que são relativamente simples, por exemplo, um hemograma, dar a melhor condução ao caso.”

Manter-se bem hidratado  é fundamental para ter uma boa recuperação e previne casos graves da doença. Além disso, nada de tomar remédio por conta própria. 

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136
 

Brasil 61

Recent Posts

5 receitas com quiabo para o jantar

O quiabo é um ingrediente versátil e nutritivo, ideal para adicionar sabor e textura às…

6 minutos ago

GBS, que detém linhas de transmissão da antiga Sterlite, faz leilão para compra de debêntures

A GBS Participações, uma das empresas do grupo Two Square Transmissions (antiga Sterlite Brazil), avança…

11 minutos ago

Ford supera previsão com lucro líquido de US$ 2,4 bilhões no 3º trimestre

A Ford registrou um lucro líquido de US$ 2,4 bilhões no terceiro trimestre de 2025,…

19 minutos ago

GP do México da Fórmula 1 terá nove novatos no primeiro treino livre

O primeiro treino livre do Grande Prêmio do México da Fórmula 1 contará com nove…

21 minutos ago

PCGO prende investigados por vender entorpecentes em redes sociais e fazer apologia a crimes violentos, em Uruaçu

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especializado de Investigação Criminal (Geic) de…

27 minutos ago

Dólar fecha em queda em dia favorável a divisas emergentes com avanço do petróleo

A arrancada dos preços do petróleo com sanções de Estados Unidos e União Europeia à…

30 minutos ago

This website uses cookies.