GOIANÉSIA

Goianésia inaugura centro de referência para crianças neurodivergentes e se torna exemplo em inclusão no Estado de Goiás

Goianésia avança na inclusão com a inauguração do CREC – Centro de Referência Especializado em Cuidados, voltado para o atendimento de crianças neurodivergentes e suas famílias. O evento solene contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, que destacou a relevância da iniciativa como exemplo a ser seguido por outros municípios goianos.

Segundo dados apresentados durante a cerimônia, mais de 500 crianças da rede pública municipal de Goianésia já foram diagnosticadas com algum tipo de neurodivergência, como TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) e síndromes raras. Esse número tende a ser ainda maior, considerando os casos sem laudo e os alunos da rede estadual e privada.

Com a criação do CREC, Goianésia dá um passo inédito ao oferecer atendimento gratuito e especializado com profissionais como neuropediatras, psicomotricistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neuropsicólogos, fisioterapeutas e especialistas em terapia ABA – recursos que geralmente só estariam disponíveis em clínicas particulares de alto custo.

“A Prefeitura de Goianésia está muito à frente das demais ao investir tanto em profissionais quanto em estrutura para acolher famílias atípicas”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela. Já a secretária de Promoção Social, Igara de Castro, ressaltou a missão do CREC: “Nosso objetivo é potencializar o desenvolvimento físico, motor, cognitivo e social dessas crianças, garantindo uma verdadeira inclusão social de crianças com autismo e outras condições neuroatípicas”.

O centro é fruto de um projeto idealizado ainda na campanha eleitoral pela prefeita em exercício Luciana Naves e por Igara. Ambas ouviram mães e pessoas neurodivergentes, como a servidora pública Vitória, que inspirou a iniciativa com seu relato pessoal. “Queremos garantir acolhimento, integração e cuidado com amor”, disse Luciana.

O prefeito Renato de Castro também frisou que o atendimento vai além das crianças, estendendo-se às famílias. “O CREC será um espaço onde o tratamento não termina na clínica, mas se prolonga no ambiente familiar com orientação e suporte contínuos”, destacou.

Com essa inauguração, Goianésia se posiciona como cidade referência em tratamento multidisciplinar gratuito para crianças com necessidades especiais no Estado de Goiás. O impacto positivo do projeto já inspira outras gestões e fortalece o compromisso com uma sociedade mais justa, inclusiva e acessível para todos.

Dener Rafael

Recent Posts

Justiça compartilha com Receita provas de investigação sobre corrupção da Fazenda de SP

A Justiça de São Paulo determinou o compartilhamento das provas da Operação Ícaro com a…

2 minutos ago

Moraes manda Instagram, TikTok, X e YouTube identificarem usuários que ameaçaram Dino

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira, 2, que…

5 minutos ago

CPE Goianésia retira mais um foragido da Justiça das ruas

Nesta quarta-feira, 01, militares lotados na Companhia de Policiamento Especializado (CPE), através da CPE ALFA,…

8 minutos ago

6 filmes para ampliar o repertório cultural para o Enem

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes buscam formas criativas…

9 minutos ago

Bessent diz que apoio dos EUA à Argentina será por swap, sem repasse direto de dinheiro

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, buscou afastar críticas internas sobre o…

18 minutos ago

ANP rebate Refit e diz que interdição permanece até esclarecimento de irregularidades

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) rebateu acusações feitas pela Refit…

28 minutos ago

This website uses cookies.