Categories: Últimas Notícias

Globo nega fraude em votação do ‘BBB 25’ após denúncias de uso de bots


A TV Globo se manifestou após a repercussão de suspeitas de fraude na votação do Big Brother Brasil 25, levantadas por fãs do programa nas redes sociais. Em comunicado enviado ao Estadão, a emissora negou irregularidades.

Segundo a colunista, a eliminação de Aline Patriarca com 51,43% dos votos em um paredão que teria registrado 200 milhões de interações gerou desconfiança entre internautas. Vídeos divulgados por perfis no X (antigo Twitter) sugerem o uso de aplicativos automatizados – como um programa chamado “Auto BBB”, supostamente compartilhado via Telegram por apoiadores de Renata – para aumentar artificialmente os votos.

A Globo negou qualquer problema no sistema de votação. Em nota, a emissora afirmou que “não há qualquer indício de que votos realizados por robôs ou outros mecanismos de fraude impactem as votações de paredão do BBB”.

A empresa acrescentou que realiza “investimentos constantes” em suas plataformas e que conta com uma equipe especializada em segurança cibernética. A plataforma de votação, segundo o comunicado, tem a segurança certificada por uma auditoria externa independente.

Ainda de acordo com a nota, a Globo afirma monitorar permanentemente as curvas de votação com o auxílio de algoritmos e ferramentas de inteligência artificial. “Utilizamos diferentes mecanismos para garantir a segurança da votação, dentre eles, o captcha. Além dele, há outras camadas de segurança no nosso sistema, que inclusive se apoiam em recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina, capazes de rapidamente identificar um robô e neutralizá-lo”, diz o texto.

Veja a nota na íntegra:

“Fazemos investimentos constantes em nossas plataformas e podemos assegurar que não há qualquer indício de que votos realizados por robôs ou outros mecanismos de fraude impactem as votações de paredão do BBB. Contamos com uma equipe altamente especializada em segurança cibernética e nossa plataforma de votação tem sua segurança certificada por uma auditoria externa independente. Monitoramos constantemente as curvas de votação para identificar e mitigar quaisquer riscos de interferência no sistema, através de algoritmos que acompanham o processo de votação permanentemente, a fim de rastrear comportamentos não-humanos. Utilizamos diferentes mecanismos para garantir a segurança da votação, dentre eles, o captcha. Além dele, há outras camadas de segurança no nosso sistema, que inclusive se apoiam em recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina, capazes de rapidamente identificar um robô e neutralizá-lo.”



Por:Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Rússia testa míssil com energia nuclear para proteger interesses, diz fonte do Kremlin

O teste de um míssil movido a energia nuclear pela Rússia, que afirma não poder…

11 segundos ago

reforma do estatuto prevê sócio-torcedor com direito a voto e mandatos mais longos

O Corinthians apresentou nesta segunda-feira, 27, o anteprojeto da reforma de estatuto do clube. Entre…

1 minuto ago

MBRF mira IPO da joint venture na Arábia Saudita até o primeiro trimestre de 2027

Após expandir a joint venture com a Halal Products Development Company (HPDC), a MBRF vai…

11 minutos ago

rival faz previsão ousada para Fonseca após título do brasileiro

João Fonseca venceu o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0, parciais de…

13 minutos ago

5 receitas surpreendentes com alho

O alho é um dos temperos mais versáteis da cozinha e, quando usado com criatividade,…

21 minutos ago

Selic no fim de 2025 continua em 15%; para 2026 segue em 12,25%, aponta Focus

A mediana do relatório Focus para a Selic no fim de 2025 permaneceu em 15,00%…

29 minutos ago

This website uses cookies.