Gilmar Mendes refuta conflito de interesse ao julgar casos envolvendo a CBF e Ednaldo Rodrigues


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, negou nesta quinta-feira que exista qualquer conflito de interesse ao julgar casos envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mesmo existindo uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), do qual é fundador, e a entidade que comanda o futebol nacional.

As polêmicas começaram quando Gilmar Mendes foi sorteado para julgar casos relacionados a Ednaldo Rodrigues. Gilmar negou alguns pedidos de afastamento do mandatário e o reconduziu ao cargo em janeiro de 2024, o que aumentou a pressão sobre a relação do ministro com a entidade. Ednaldo foi afastado do cargo nesta quinta-feira pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).

“Eu sou sócio do IDP e, em dado momento histórico, o IDP aceitou uma proposta da CBF para realizar os custos que a CBF Academy (instituição de ensino da entidade) fazia. Foi somente um contrato de direito privado dirigido pela direção do IDP. Não há conflito de interesse em relação a esta questão. O IDP é uma instituição extremamente conceituada no Brasil e no exterior. Neste caso, (o IDP) estava organizando e cedendo seu bom prestígio à CBF, e não o contrário”, disse o ministro ao Uol.

“Houve um acordo feito entre três remanescentes nessas ações que corriam no Rio de Janeiro desistindo e retirando qualquer pleito ou queixa. Isso veio para cá (STF) e foi homologado por mim, que era o relator de um processo que tem conexão com esta matéria. Aí surgiram imputações de que um dos signatários não estaria em condições de fazer a assinatura, que seria falsa, ou muito provavelmente falsa. Eu disse, então, que isto não era matéria da nossa competência e devolvi o tema ao tribunal do Rio de Janeiro”, explicou.

De acordo com apuração do Estadão, congressistas se movimentam para estabelecer CPIs que tenham como principal alvo Ednaldo Rodrigues. Esse grupo vê na fragilidade da situação de Ednaldo Rodrigues a possibilidade de atingir o ministro Gilmar Mendes.

É citado, ainda, tanto nos pedidos de afastamento de Ednaldo pedidos ao STF, quanto em requerimentos para a presença de Ednaldo Rodrigues no Congresso Nacional, a relação do ministro Gilmar Mendes com a CBF.

A revista piauí aponta relação entre a primeira destituição de Ednaldo, em 2023, pelo TJ-RJ e o desembargador da mesma corte fluminense Luiz Zveiter, pai de Flávio Zveiter, que articulou uma candidatura para suceder Ednaldo. O paralelo também é traçado entre o presidente afastado e Gilmar Mendes.

Foi uma reportagem da própria piauí que revelou gastanças e práticas autoritárias na gestão da CBF, o que colocou Gilmar Mendes como alvo de críticas públicas. O texto publicado na edição de abril da revista falou também em pagamentos suspeitos a advogados antes de decisões judiciais favoráveis à CBF. Segundo apuração do repórter Allan de Abreu, Gilmar Mendes ficou pressionado e precisou ceder após parlamentares ameaçarem a instalação de CPIs para investigar a confederação.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

O governo federal projeta entregar mais 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) até o mês de março,…

24 minutos ago

Queda de árvore na Avenida Mato Grosso provoca acidente e deixa adolescente ferido

Uma árvore de grande porte caiu no início da noite desta quarta-feira , 28, na…

2 horas ago

Sebrae lança projeto para impulsionar o setor gastronômico em Formosa | ASN Goiás

O gerente regional do Sebrae Entorno do Distrito Federal, Cleber Chagas, reforçou, em seu pronunciamento,…

3 horas ago

Polícia Civil prende mulher por aplicar golpe com comprovantes falsos de PIX em supermercado de Goianésia

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 15ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de…

4 horas ago

Guia de finanças pessoais: como organizar o orçamento em 2026

Organizar as finanças pessoais se tornou uma prioridade para milhões de brasileiros no início de…

8 horas ago

37º Batalhão da Polícia Militar intensifica fiscalização de trânsito em Pirenópolis

O 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM), com sede em Pirenópolis, intensificou as ações de…

9 horas ago

This website uses cookies.