O G7 destacou a necessidade de “monitorar e avaliar os riscos potenciais à estabilidade financeira à medida que a adoção da inteligência artificial (IA) aumenta ainda mais”. Em comunicado conjunto dos ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G7, divulgado nesta quinta-feira, o grupo reconheceu os benefícios da IA para o setor financeiro, mas enfatizou a importância de políticas que garantam sua implementação segura, citando a “avaliação do Grupo de Especialistas em Cibersegurança do G7 sobre os riscos e oportunidades que a IA representa para a segurança cibernética”.
No campo dos pagamentos internacionais, o bloco reafirmou seu “compromisso em oferecer pagamentos entre fronteiras mais baratos, rápidos, transparentes e acessíveis, mantendo sua segurança, resiliência e integridade financeira”.
Sobre os desafios macroeconômicos, o comunicado destacou a “necessidade de enfrentar desequilíbrios excessivos e fortalecer os fundamentos macroeconômicos, dados os potenciais contágios globais”. O G7 pediu ao Fundo Monetário Internacional (FMI) que “continue a aprimorar sua análise de desequilíbrios tanto na vigilância bilateral quanto multilateral”.
Os riscos cibernéticos receberam atenção especial por ameaçarem “interromper os sistemas financeiros globais e as instituições que os sustentam. Para enfrentar esse cenário de ameaças em evolução, continuaremos a fortalecer nossas capacidades de resposta conjunta e protocolos em caso de incidentes cibernéticos significativos”.
O documento também abordou os desafios das tecnologias quânticas, afirmando que “os bancos centrais do G7 explorarão como podemos identificar, categorizar e mitigar riscos potenciais à segurança de dados e à estabilidade financeira”, promovendo a resiliência econômica.
Por: Estadão Conteúdo
A primeira segunda-feira de dezembro trará energias astrológicas que mexerão com as emoções de cada…
Um empate que não deixou ninguém satisfeito na Neo Química Arena. Neste domingo (30), Corinthians…
Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro desde a décima rodada, o Fortaleza deu um…
Em 1983, o baiano Moraes Moreira já cantava: “agora como é que eu me vingo…
Os dois brasileiros que chegaram à final da etapa de Kitakyushu, no Japão, da Copa…
O judô brasileiro encerrou o Grand Slam de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, penúltima…
This website uses cookies.