Fux atende Nikolas Ferreira e pede explicações à Câmara sobre criação de CPI do INSS


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux deu o prazo de dez dias para que a Câmara dos Deputados preste informações sobre a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O documento enviado ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na quinta-feira, 29, atende a um pedido do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que apresentou um mandado de segurança para obrigar a Casa a instaurar o colegiado.

No documento, Fux cita a “gravidade das fraudes” e pede que a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal e o próprio INSS também prestem esclarecimentos sobre as investigações em andamento sobre os descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

Fux enviou o pedido para coletar informações para decidir sobre o mandado de segurança apresentado por Nikolas no dia 22 de maio, solicitando que a Corte “reconheça o direito das minorias parlamentares” e determine a instalação imediata da CPI pela Câmara.

No despacho, o ministro também deu ciência à Advocacia-Geral da União (AGU), que pode se manifestar sobre o assunto no prazo de 15 dias. Após esse período, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deverá emitir parecer sobre o mandado de segurança.

Em abril deste ano, deputados da oposição protocolaram um pedido na Câmara para a criação da CPI do INSS. Embora o pedido tenha o número mínimo de assinaturas necessário, a instalação está parada, pois depende de decisão do presidente da Casa, Hugo Motta.

O Partido Liberal elegeu na última quinta-feira, 29, Nikolas como principal ativo para desgastar o governo Lula na “tropa de choque” criada pela sigla de Jair Bolsonaro para atuar em uma possível Comissão Parlamentar Mista do INSS.

Após ter viralizado nas redes sociais com um vídeo em que sugeria possível taxação do Pix, Nikolas também fez uma gravação para criticar o Palácio do Planalto pelos descontos indevidos em benefícios do INSS.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou para 17 de junho a sessão do Congresso Nacional que pode sacramentar a criação da CPMI. Até lá, o Planalto espera já estar adiantado o ressarcimento dos aposentados e pensionistas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

6 mitos e verdades sobre a reposição de testosterona

De solução milagrosa para a libido feminina a sinônimo de energia extra para os homens,…

53 segundos ago

STF avança em julgamento da “trama golpista” contra Bolsonaro: placar agora é 2 a 0

Na tarde desta terça-feira, 09, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aprofundou análise…

12 minutos ago

Após rejeição de Master-BRB por BC, nova emenda à PEC propõe quarentena de 4 anos à diretoria

Menos de 24 horas após o Banco Central informar que rejeitaria o negócio entre o…

14 minutos ago

Dino acompanha Moraes e vota para condenar Bolsonaro e mais 7, mas com ressalva sobre penas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), acompanhou nesta terça-feira, 9, o relator,…

17 minutos ago

‘Não há julgamento aqui de posição política A ou B’, diz Dino

Por Pepita Ortega, Lavínia Kaucz, Gabriel Hirabahasi e Weslley Galzo - 09/09/2025 17:01 O ministro…

25 minutos ago

‘Vou falar só com meu terapeuta’

O cantor Silva se pronunciou nesta terça-feira, 9, após um longo desabafo durante sua apresentação…

26 minutos ago

This website uses cookies.