Pensar o território brasileiro de forma integrada, inclusiva e regionalizada. Esse é o papel do Programa Fronteira Integrada, uma das principais estratégias do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para implementar a Política Nacional de Desenvolvimento Regional. O tema foi apresentado durante o lançamento da 35ª edição da Revista Tempo do Mundo.
A publicação, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, debate o Desenvolvimento Fronteiriço e Migrações e reúne especialistas, gestores públicos e pesquisadores. As áreas de fronteira, por sua natureza geográfica e geopolítica, enfrentam desafios específicos, como tráfico ilegal, vulnerabilidade social e dificuldade de acesso a serviços públicos essenciais. Isso exige um olhar específico para o desenvolvimento territorial, como explica Vitarque Coêlho, coordenador-geral de Gestão do Território do MIDR:
A 35ª edição da Revista Tempo do Mundo traz 17 artigos assinados por pesquisadores que abordam os impactos das migrações internacionais nas regiões de fronteira. A atenção especial vai para temas como educação, assistência social, diversidade e xenofobia. Os textos também apresentam iniciativas de integração regional e o papel das políticas públicas no fortalecimento do bem-estar das populações fronteiriças.
Para mais informações o Governo Federal em desenvolvimento regional, acesse: MDR.gov.br
Reportagem, Janaína Castro
Fonte: Brasil 61
O mercado financeiro manteve como probabilidade majoritária a expectativa de um corte de juros de…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 29/08/2025 10:35 As Forças de Defesa de…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira, 29, que não vê…
A renda pessoal nos Estados Unidos subiu 0,4% em julho ante junho, segundo dados publicados…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou e o Itamaraty acionou a Câmara de…
O dólar sobe nesta sexta-feira (29) em meio à cautela do mercado, após o presidente…
This website uses cookies.