Frágil trégua se mantém após fúria de Trump com violações


Por Redação, O Estado de S. Paulo – 25/06/2025 07:11

O frágil cessar-fogo entre Israel e Irã parecia se manter nesta terça, 24, após horas de incerteza sobre o futuro do acordo anunciado na segunda-feira, 23, por Donald Trump. Depois de uma troca de disparos entre os dois países, um furioso presidente americano interveio para que suspendessem o fogo cruzado.

Trump reservou sua maior ira a Israel – pela escala da retaliação planejada pelo país, mas também pelo número de bombas que seus aviões lançaram entre a aprovação do cessar-fogo e sua entrada em vigor, algumas horas depois. Em Teerã, moradores relataram a noite mais pesada de bombardeios desde o início da guerra, no dia 13.

Após um telefonema do americano, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, aceitou respeitar a trégua e anunciou que seu foco voltaria a ser o confronto com o Hamas e a recuperação dos reféns na Faixa de Gaza.

Do lado iraniano, o presidente Masud Pezeshkian saudou “o fim de uma guerra de 12 dias que foi imposta ao povo iraniano”. Mais tarde, ele afirmou, em uma conversa com o líder dos Emirados Árabes, que seu país estava pronto para “resolver questões na mesa de negociações e dentro das estruturas internacionais”. A declaração sugere que o Irã, apesar dos fracassos diplomáticos anteriores e dos ataques às suas instalações, está disposto a se envolver em negociações sobre seu programa nuclear.

Acusações

Ambos os lados acusaram o outro de violar o cessar-fogo. Segundo informações do exército israelense, jatos do país realizaram um pequeno ataque contra um radar iraniano ao norte de Teerã, recuando de uma ameaça de uma resposta enérgica aos mísseis lançados pelo Irã durante a madrugada, que mataram quatro pessoas na cidade de Bersheva, em Israel.

A caminho da cúpula da Otan, em Haia, Trump disse ter pedido a Netanyahu para trazer de volta as aeronaves israelenses, que estavam prestes a atacar. “Não estou feliz com Israel”, disse Trump, acrescentando que ficaria “realmente infeliz” se o país atacasse o Irã em retaliação por aquilo que o presidente descreveu como “um foguete que não atingiu o alvo”.

A renovação das hostilidades colocou em dúvida o cessar-fogo. Israel prometeu responder com força, mas suspendeu sua ofensiva no último minuto, depois que Netanyahu conversou com Trump, segundo o portal americano Axios.

Mesmo com Irã e Israel oferecendo versões concorrentes sobre o momento dos ataques após o anúncio do cessar-fogo, as explicações e os comentários ao longo do dia sugeriram que os dois lados tinham a intenção de manter a trégua.

Reabertura

O espaço aéreo iraniano foi parcialmente reaberto, de acordo com a empresa de monitoramento de aviação FlightRadar24. O iraquiano também. O exército de Israel afirmou que estava retirando as restrições de emergência, impostas durante a guerra, que fecharam escolas e locais de trabalho. A autoridade de Aviação Civil de Israel anunciou que o Aeroporto Ben Gurion, nos arredores de Tel-Aviv, retomaria suas operações. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 18/12/2025

Nesta quinta-feira, o movimento astrológico trará um cenário dinâmico, marcado por estímulos à comunicação, mudanças…

2 horas ago

Copa do Brasil: Corinthians e Vasco iniciam final com empate sem gols

O primeiro capítulo da decisão da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco terminou com…

4 horas ago

Botafogo anuncia saída do técnico italiano Davide Ancelotti

O Botafogo anunciou no início da noite desta quarta-feira (17) que o italiano Davide Ancelotti…

5 horas ago

Polícia Civil resgata dois cães vítimas de maus-tratos em Morrinhos – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Morrinhos – 19ª…

5 horas ago

Polícia Civil cumpre mandados judiciais por golpe do falso aluguel praticado contra moradores de Aparecida de Goiânia

A Polícia Civil de Goiás, por meio da 5ª Delegacia Distrital de Polícia de Aparecida…

6 horas ago

This website uses cookies.