Fortaleza perde para o Racing na Argentina, mas avança às oitavas de final da Libertadores


O Fortaleza está nas oitavas de final da Copa Libertadores pela segunda vez em sua história, repetindo o feito de 2022. Mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Racing, nesta quinta-feira, em Avellaneda, o time cearense foi beneficiado pela vitória do Colo-Colo sobre o Atlético Bucaramanga e garantiu a classificação na segunda colocação do Grupo E.

Com oito pontos somados, o Fortaleza terminou atrás apenas do próprio Racing, que avançou em primeiro com 13. O time tricolor se classificou com a sexta melhor campanha entre os segundos colocados e agora aguarda o sorteio da Conmebol para conhecer seu adversário nas oitavas de final.

Após um primeiro tempo de maior pressão dos argentinos, o Fortaleza optou por um segundo tempo mais cauteloso, diante do placar favorável no outro jogo da chave. A estratégia quase funcionou, mas o time acabou sendo castigado nos acréscimos com um gol de Adrián Martínez. Ainda assim, o objetivo principal foi alcançado: o time tricolor segue vivo no torneio continental.

O Fortaleza começou melhor no duelo contra o Racing, controlando a posse de bola nos primeiros minutos. No entanto, a equipe argentina logo equilibrou as ações e passou a dominar ofensivamente. João Ricardo foi fundamental para manter o zero no placar, com duas grandes defesas ainda na primeira metade da etapa: uma em finalização de David González, aos nove minutos, e outra em chute rasteiro de Martirena, aos 20.

O time cearense encontrou dificuldades para construir no ataque e quase não levou perigo ao goleiro Arias. Já a defesa precisou se desdobrar para conter as investidas do Racing, com Brítez e Kuscevic se destacando nos duelos. A intensidade dos argentinos exigiu atenção constante do setor defensivo cearense.

Nos acréscimos, o VAR foi acionado para revisar um possível lance de agressão de Adrián Martínez sobre Kuscevic, mas mandou o jogo seguir. Apesar da pressão, o Fortaleza conseguiu resistir e foi para o intervalo com o empate garantido, graças ao bom trabalho coletivo e, principalmente, ao brilho de seu goleiro.

No segundo tempo, o ritmo da partida caiu consideravelmente, muito em função do placar paralelo entre Colo-Colo e Bucaramanga. Com a vitória parcial dos chilenos, o Fortaleza, mesmo empatando, garantiria a vaga para a próxima fase da Libertadores. Diante desse cenário, o time cearense adotou uma postura mais cautelosa, recuando as linhas e priorizando a marcação.

A estratégia de Juan Pablo Vojvoda surtiu efeito por boa parte da etapa final. O Racing perdeu intensidade e encontrou dificuldades para furar o bloqueio defensivo do Fortaleza, que mostrava organização e disciplina para conter os avanços. A exceção foi uma finalização de Martirena que explodiu no travessão e assustou João Ricardo.

No entanto, nos acréscimos, o castigo veio. Aos 48 minutos, Adrián Martínez acertou um belo voleio no canto, sem chances para o goleiro tricolor, e decretou a vitória argentina por 1 a 0. Apesar do gol tardio e da derrota no El Cilindro, o Fortaleza ainda avançou às oitavas graças à vitória do Colo-Colo sobre o Bucaramanga, terminando a fase de grupos na segunda colocação.

FICHA TÉCNICA

RACING-ARG 1 X 0 FORTALEZA

RACING – Arias; Di Césare, Santiago Sosa, Garcia Basso e Martinera; Nardoni, Gabriel Rojas, Almendra (Richard Sánchez), Adrián Fernández; Adrián Martínez (Salas) e Degregorio (Zaracho). Técnico: Gustavo Costas.

FORTALEZA – João Ricardo; Brítez, Kuscevic, David Luiz e Bruno Pacheco; Matheus Rossetto (Emmanuel Martínez), Pedro Augusto (José Welison) e Pochettino; Marinho, Lucero (Deyverson) e Breno Lopes (Lucca Prior). Técnico: Juan Vojvoda.

GOL – Adrián Martínez, aos 48 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Adrián Martínez e Martinera (Racing); Brítez, Kuscevic e Lucas Prior (Fortaleza)

ÁRBITRO – Alexis Herrera (VEN)

RENDA E PÚBLICO – Não divulgados.

LOCAL – Avellaneda, na Argentina (ARG).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

China Vanke amplia prejuízo no primeiro semestre e receita cai

A incorporadora China Vanke anunciou prejuízo atribuível aos acionistas de 11,95 bilhões de yuans (cerca…

12 minutos ago

‘Não podemos fazer negócios lá’

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump questionou nesta segunda-feira, 25, a turbulência política na Coreia…

13 minutos ago

Duplicação da BR-153 e ponte em Luiz Alves são marcos estratégicos para Goiás, diz Daniel Vilela – Vice-Governadoria

Vice-governador destacou obras como fundamentais para corrigir “injustiça histórica” e impulsionar produção agrícola e integração…

20 minutos ago

Estação Palmeiras-Barra Funda é alvo de queixas de lotação

Passageiros relataram transtornos na Estação Palmeiras-Barra Funda na manhã desta segunda-feira, 25. Em vídeos divulgados…

24 minutos ago

Financiamento de veículos no Brasil cresce 2,1% em julho ante julho de 2024, diz B3

As vendas financiadas de veículos no Brasil totalizaram 639 mil unidades em julho deste ano,…

25 minutos ago

This website uses cookies.