Fortaleza e Ceará fazem o quarto Clássico-Rei de 2025 na volta do Brasileirão


Mais um clássico importante movimentará a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, que retorna após a pausa para o Mundial de Clubes. Neste domingo, às 20h30, Fortaleza e Ceará fazem o tradicional Clássico-Rei na Arena Castelão, em Fortaleza (CE). A expectativa é de excelente público já que quase 30 mil ingressos tinham sido vendidos até sexta-feira.

O Brasileirão foi paralisado em 12 de junho para a realização do Mundial de Clubes. Devido a participação de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras na competição internacional, alguns jogos da 12ª e 13ª rodadas não têm datas marcadas, o que não afetou o Fortaleza, com 12 jogos disputados. Já o Ceará tem um jogo a menos, pois não enfrentou o Fluminense na 12ª rodada.

Este será o Clássico-Rei de número 614. Em 613 jogos, foram 188 vitórias do Fortaleza, 208 do Ceará e 217 empates. Nesta temporada, os rivais se enfrentaram três vezes, todas pelo Campeonato Cearense. Na primeira fase, o Ceará venceu por 2 a 1. Na grande final, o alvinegro venceu o duelo de ida por 1 a 0, sagrando-se campeão após empate por 1 a 1 no jogo de volta.

Na última rodada do Brasileirão, o Fortaleza recebeu o Santos e foi superado por 3 a 2, seguindo na zona de rebaixamento, com dez pontos. Foi a quarta derrota seguida do time, que venceu pela última vez em 10 de maio, quando goleou o Juventude por 5 a 0. Como mandante, tem duas vitórias, um empate e três derrotas. Para piorar, perdeu para o Bahia nas quartas de final da Copa do Nordeste, por 2 a 1, na última quarta-feira, e acabou eliminado.

Buscando a recuperação, se movimentou no mercado e acertou a contratação do meia Matheus Pereira e dos atacantes José Herrera, ex-Argentinos Juniors, e Adam Bareiro, ex-River Plate, além do retorno do volante Ryan Guilherme do UD Leiria, de Portugal. Por outro lado, a lista de saídas conta com Dylan Borrero, Felipe Jonatan, Lucas Sasha, Pedro Augusto e Pol Fernández.

Para montar o time, o técnico Juan Pablo Vojvoda não poderá contar com o atacante Marinho. Expulso contra o Vasco, foi punido e precisará cumprir suspensão, embora o Fortaleza ainda busque efeito suspensivo. Moisés, David Luiz e Bruno Pacheco seguem no departamento médico.

Vojvoda fez uma análise do retorno do time e projetou melhora. “Tivemos tempo para preparar e vi coisas que treinamos, mas também coisas que temos que corrigir. Todos somos responsáveis por corrigir e melhorar este momento. Confio que, se continuarmos nesse caminho, o Fortaleza encontrará os resultados.”

Como o jogo diante do Fluminense foi adiado, a última vez que o Ceará entrou em campo no Brasileirão foi diante do Atlético-MG, em 1º de junho, quando perdeu por 1 a 0, em Fortaleza (CE), sua segunda derrota seguida.

Com 15 pontos, está na zona intermediária da tabela, mais próximo da zona de rebaixamento. Na quarta-feira, também entrou em campo pela Copa do Nordeste e avançou às semifinais. Bateu o Sport nos pênaltis, por 4 a 2, após empate sem gols no tempo normal.

Apesar de buscar reforços, o Ceará não confirmou nenhum nome e teve as saídas de Alejandro Martínez, Lelê, Léo Rafael e Recalde. O técnico Léo Condé também não pode contar com Luiz Otávio, que se recupera de lesão, mas não tem nenhum desfalque por suspensão.

Apesar de comemorar o resultado da Copa do Nordeste, Condé reforçou o foco do Ceará. “O foco maior nesse segundo semestre com certeza é o Campeonato Brasileiro, mas a Copa do Nordeste tem o seu valor também, a gente sabe o que representa e nos dá confiança.”

FICHA TÉCNICA:

FORTALEZA X CEARÁ

FORTALEZA – João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Mancha e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Matheus Pereira, Martínez e Pochettino; Yago Pikachu e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

CEARÁ – Bruno Ferreira; Fabiano, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Sobral, Dieguinho e Lucas Mugni; Galeano, Pedro Raul e Pedro Henrique. Técnico: Léo Condé.

ÁRBITRO – Raphael Claus (SP).

HORÁRIO – 20h30.

LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Ozzy Osbourne revelou qual frase gostaria de ter em sua lápide

Ozzy Osbourne, um dos nomes mais marcantes da história do rock, morreu aos 76 anos,…

9 minutos ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Francisco Ângelo da Silva (Chico Pernambuco), ocorrido…

12 minutos ago

Messi não comparece em treinos e vira alvo de preocupação para All-Star Game da MLS

O argentino Lionel Messi virou alvo de preocupação para o jogo das estrelas da Major…

28 minutos ago

Classificado, Brasil projeta duelo contra Colômbia pela Copa América

O Brasil chegou à terceira vitória pela Copa América Feminina, disputada no Equador, ao derrotar…

32 minutos ago

Frente fria provoca queda de temperatura e pode trazer chuva a SP

Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/07/2025 08:51 Uma nova frente fria está…

33 minutos ago

Ônibus biarticulado parte ao meio após colidir com trem e deixa 11 feridos em Curitiba

Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/07/2025 09:01 Onze pessoas ficaram feridas em…

41 minutos ago

This website uses cookies.