Fortaleza busca fôlego no Brasileirão ao receber o confiante Mirassol


Fortaleza e Mirassol se enfrentam neste domingo, às 18h30, na Arena Castelão, em confronto válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em lados distintos da tabela, o jogo carrega significados diferentes: enquanto o time cearense tenta reencontrar forças após a eliminação na Copa Libertadores e a sequência negativa no campeonato, os confiantes paulistas buscam consolidar a condição de sensação da competição.

O clima no Fortaleza é de pressão. A eliminação continental para o Vélez Sarsfield na quartas de final da Libertadores e a derrota recente, por 2 a 1, para o Fluminense aumentaram o desgaste com a torcida, que protestou contra jogadores e comissão técnica.

Vice-lanterna com 15 pontos, o time dirigido por Renato Paiva não tem chance de sair da zona de rebaixamento nesta rodada, mas sabe que precisa dar uma resposta imediata para evitar que a crise se aprofunde ainda mais.

A diretoria, porém, planeja a recuperação. Espera dar retaguarda à comissão técnica e aos jogadores para fazer uma campanha de recuperação, como aconteceu em 2002. Na época era o lanterna e tinha 75% de chances de ser rebaixado, mas acabou terminando em oitavo lugar e até garantiu uma vaga na fase preliminar da Libertadores.

A ideia é manter o time na elite, mantendo o trabalho iniciado a partir de 2017, quando Marcelo Paz assumiu a presidência, mudou a gestão do clube e subiu da Série C para a Série A.

Renato Paiva perdeu peças importantes por suspensão – Brítez, Kervin e Breno Lopes – e ainda tomou uma medida drástica durante a semana, ao afastar cinco atletas do elenco principal: Deyverson, Zé Welison, Rodrigo Santos, Emmanuel Martínez e Magrão.

O treinador justificou como parte de um processo de enxugamento para manter a competitividade. “Agora o foco é total no Brasileiro. Precisamos de um elenco mais enxuto, para treinar melhor e preparar a equipe dentro daquilo que o campeonato exige.”

No Mirassol, o ambiente é completamente diferente. Com 29 pontos e campanha surpreendente, a equipe comandada por Rafael Guanaes sonha com uma inédita vaga na Libertadores de 2026. O time vem de empate em casa, por 1 a 1, contra o Cruzeiro e terá a volta do zagueiro João Victor, que cumpriu suspensão. O restante da escalação deve ser a mesma.

Ciente do peso do momento do adversário, mas também da oportunidade de somar pontos fora de casa, Guanaes tratou o duelo com cautela. “O Fortaleza é um clube grande, com torcida forte e que vai tentar dar uma resposta. Mas sabemos do que somos capazes e temos que manter a nossa identidade. Para o Mirassol, cada jogo é uma chance de mostrar que não estamos aqui por acaso.”

FICHA TÉCNICA:

FORTALEZA X MIRASSOL

FORTALEZA – Helton Leite; Mancuso, Gustavo Mancha, Gastón Ávila e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Yago Pikachu e Lucca Prior; Breno Lopes, Lucero e Herrera. Técnico: Renato Paiva.

MIRASSOL – Walter; Lucas Ramon, Jemmes, João Victor e Reinaldo; Neto Moura, Danielzinho e Gabriel; Edson Carioca, Chico da Costa e Negueba. Técnico: Rafael Guanaes.

ÁRBITRO – Bruno Pereira Vasconcelos (BA).

HORÁRIO – 18h30.

LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz comunica o falecimento de Lourdes de Freitas Machado, ocorrido nesta sexta-feira,…

2 minutos ago

Produção industrial cai em 9 dos 18 locais pesquisados em agosto ante agosto/2024

A produção industrial caiu em nove dos 18 locais pesquisados em agosto de 2025 ante…

15 minutos ago

Juros futuros oscilam perto dos ajustes, após quedas com IPCA na véspera

As taxas de juros negociadas no mercado futuro oscilam perto dos ajustes da véspera na…

23 minutos ago

PCGO participa de operação integrada em Itumbiara para prevenir e combater intoxicações por metanol em bebidas alcoólicas

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Regional de Itumbiara – 6ª DRP,…

30 minutos ago

PT na Câmara protocola projeto de lei para elevar taxação de bets de 12% para 24%

A bancada do PT na Câmara dos Deputados protocolou pouco antes das 18h30 da quinta-feira,…

33 minutos ago

Governo Lula hesita em falar de Nobel a María Corina; Amorim diz que prêmio virou ‘político’

O governo Luiz Inácio Lula da Silva hesitou em se pronunciar oficialmente nesta sexta-feira, dia…

34 minutos ago

This website uses cookies.