TODAS AS NOTICIAS

Goianésia forma novas turmas do Bombeiro Mirim e reforça cidadania entre crianças

A noite desta terça-feira (2) foi marcada por emoção e sentimento de orgulho durante a formatura do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom), realizada em Goianésia. O evento reuniu familiares, autoridades e instrutores para celebrar a conclusão de mais um ciclo do projeto que tem transformado a vida de crianças e adolescentes do município.

Este ano, pela primeira vez, a cidade formou duas turmas simultaneamente, resultado de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Goianésia.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Goianésia, Tenente-Coronel Dutra, ressaltou que o projeto é uma ferramenta essencial na formação cidadã das crianças.

Segundo ele, o Bombeiro Mirim vai muito além das instruções práticas:

“É uma noite de muita alegria e honra contribuir com a formação dessas crianças. O Programa Educacional Bombeiro Mirim promove valores de civismo e cidadania. Temos exemplos de ex-alunos que hoje são empresários, engenheiros aeroespaciais formados pelo ITA e até comandantes de batalhão. O programa não substitui a família nem a escola, mas contribui com valores e princípios fundamentais.”

O comandante também celebrou o avanço do projeto em 2025:

“Este foi o primeiro ano em que realizamos duas turmas, graças à parceria com o município. A expectativa é manter esse formato e ampliar o número de alunos, oferecendo noções de primeiros socorros, combate a incêndio, salvamento, prevenção de acidentes e vários outros conteúdos, sempre de forma lúdica e adequada à idade.”

Responsável pelas atividades, o Tenente Sidney explicou que o programa trabalha temas fundamentais para o desenvolvimento das crianças, sempre respeitando o ritmo de aprendizado da faixa etária.

“O projeto contempla noções de salvamento, primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, noção de trânsito e muito mais. As aulas são preparadas no ritmo ideal para cada criança.”

Ele destacou ainda que as transformações são percebidas principalmente pelos pais:

“Recebemos diversos depoimentos sobre mudança de postura, melhora no comportamento, no aprendizado escolar e evolução na timidez. É nítido o crescimento das crianças em respeito, educação e responsabilidade.”

A secretária municipal de Promoção Social, Igara de Castro, ressaltou a importância da expansão do programa e agradeceu a parceria entre as equipes:

“É com muita alegria que estamos aqui hoje. Graças ao trabalho em conjunto com o prefeito, o município pôde arcar com uma turma, possibilitando, pela primeira vez, duas formações. Nossa gratidão ao comandante Aridutra e aos instrutores pelo empenho.”

Ela reforçou que o Bombeiro Mirim vai além das habilidades práticas:

“O curso ensina cidadania, respeito, história local, primeiros socorros, educação no trânsito e muito mais. É extremamente relevante para Goianésia, porque forma cidadãos. Além disso, ajuda as crianças a deixarem um pouco as telas, socializarem, gastarem energia e viverem a infância como deve ser: correndo, brincando e aprendendo.”

A formatura das duas turmas do Bombeiro Mirim simboliza o fortalecimento de um dos projetos sociais mais respeitados de Goianésia. Com instruções práticas, atividades lúdicas e valores fundamentais, o programa segue transformando vidas e preparando crianças para um futuro mais consciente, cidadão e responsável.

Dener Rafael

Recent Posts

Como economizar no supermercado: estratégias práticas para reduzir gastos em 2026

Economizar no supermercado se tornou uma necessidade para muitas famílias brasileiras no início de 2026.…

6 minutos ago

Cidades do CE e MG iniciam vacinação contra dengue com dose única

As cidades de Maranguape (CE) e Nova Lima (MG) iniciaram a vacinação-piloto com o imunizante de…

10 horas ago

Inclusão na Prática é tema de palestra para profissionais da educação municipal de Caldas Novas | ASN Goiás

Diretores, coordenadores, professores especializados em atendimento inclusivo, profissionais de apoio à inclusão e apoio à…

12 horas ago

CPE Goianésia recaptura foragido da Justiça condenado por estupro de vulnerável

Uma ação da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) resultou na recaptura de um foragido da…

13 horas ago

Bombeiros realizam resgate de cobra presa dentro de caminhonete no sul de Goianésia

Uma ocorrência inusitada mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar em Goianésia, no início da tarde…

13 horas ago

Há 5 anos, Brasil aplicava primeiras doses de vacina contra a covid-19

Há 5 anos, o Brasil dava seus primeiros passos rumo ao fim de um pesadelo.…

22 horas ago

This website uses cookies.