A Força Tática do 23° Batalhão da Policai Militar (BPM) realizou, na noite desta sexta-feira (14), uma operação no Setor Sul, em Goianésia, que resultou na apreensão de cinco motocicletas em situação irregular. A ação ocorreu após denúncias sobre um possível “rolêzinho” na região.
O que é um rolêzinho?
O termo “rolêzinho” é usado para descrever encontros improvisados de jovens com motocicletas ou carros, geralmente envolvendo manobras perigosas, circulação desordenada, escapamentos adulterados e perturbação do sossego. Esses eventos costumam violar regras de trânsito e podem gerar riscos à segurança pública.
Segundo a equipe, as motocicletas removidas estavam em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e apresentavam modificações irregulares, como: escapamentos alterados; alterações na estrutura ou características originais; eausência de equipamentos obrigatórios.
Adulteração é crime
Alterar qualquer característica de veículo para modificar sua identificação, desempenho ou estrutura pode configurar crime previsto no Art. 311 do Código Penal, cuja pena é de reclusão de 3 a 6 anos e multa.
Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera adulterações como infração gravíssima, com medidas administrativas como remoção do veículo e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A ação policial contou com os militares CB Delmar, CB Nunes e SD Fontineles, que realizaram as abordagens, frustrando o encontro irregular. As motocicletas foram apreendas e removidas para o pátio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).











