Categories: Últimas Notícias

Foguete com a cantora Katy Perry volta à Terra e completa missão com sucesso


A Blue Origin lançou com sucesso na manhã desta segunda-feira, 14, uma missão suborbital com tripulação formada exclusivamente por mulheres, entre elas, a cantora Katy Perry, a jornalista Gayle King e Lauren Sánchez, noiva do fundador da empresa, Jeff Bezos. A missão, batizado de NS-31, decolou às 10h31 (horário de Brasília), a partir da base da companhia no oeste do Texas, e retornou em segurança às 10h41.

Também integraram a tripulação a engenheira aeroespacial Aisha Bowe, a ativista Amanda Nguy?n e a executiva Kerianne Flynn. Elas voarão a bordo do New Shepard, foguete reutilizável desenvolvido para o turismo espacial. A missão teve cerca de 10 minutos de duração, com passagem pela Linha de Kármán, limite de 100 km de altitude que marca o início do espaço sideral.

Como programado, o foguete decolou às 10h31. Em um minuto, a nave já havia atingido a velocidade do som. Às 10h33, a cápsula se separou do lançador. Às 10h34, a equipe experimentou a sensação de gravidade zero, antes de começar o retorno para a Terra. Às 10h38, o lançador retornou e pousou com sucesso, enquanto a cápsula demorou outros três minutos antes de tocar o solo. Toda a missão foi acompanhada por olhos atentos de Bezos, enquanto a apresentadora Oprah Winfrey, que estava na base, demonstrava preocupação pela amiga Katy Perry.

Durante a transmissão, Katy Perry foi ouvida cantando What a Wonderful World ainda no espaço, cumprindo o desejo pessoal que havia manifestado antes do voo.

A missão

Este foi o primeiro voo espacial composto apenas por mulheres desde 1963, quando a soviética Valentina Tereshkova passou três dias em órbita da Terra. O voo do New Shepard, da Blue Origin, é uma missão suborbital de curta duração, com cerca de 10 a 11 minutos, que leva os passageiros ao espaço e proporciona uma experiência única. O lançamento começa com uma decolagem vertical, na qual o foguete acelera rapidamente, atingindo uma velocidade superior a 3.700 km/h. Após aproximadamente dois minutos, a cápsula se separa do foguete e continua subindo.

A missão segue com a cápsula ascendendo até ultrapassar a Linha de Kármán, situada a cerca de 100 km de altitude, ponto reconhecido internacionalmente como a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço sideral. Esse momento marca a transição para o espaço, sendo um dos principais objetivos da missão.

Uma das características mais marcantes dessa viagem é o período de gravidade zero. Ao atingir essa altitude, os passageiros experimentam entre 3 e 4 minutos de microgravidade, flutuando livremente dentro da cápsula e observando a curvatura da Terra através de janelas panorâmicas.

Enquanto isso, o foguete reutilizável realiza um pouso vertical controlado na plataforma de lançamento, no deserto do Texas. Ao final da experiência, a cápsula inicia sua descida de volta à Terra, desacelerando com a ajuda de paraquedas e retrofoguetes.(Colaborou Bruno Romani)



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Bolsas da Ásia fecham em alta, após Powell inspirar rali em NY e com setor imobiliário na China

Por André Marinho*São Paulo, 25/08/2025 - As bolsas da Ásia fecharam em forte alta nesta…

12 minutos ago

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 25/08/2025

Esta segunda-feira terá o poderá revelar forças internas, ajudando a enxergar com mais clareza quais…

5 horas ago

Crespo exalta coragem do São Paulo após batalha na Libertadores e pede calma com Lucas Moura

Hernán Crespo apareceu bem mais leve para a entrevista coletiva após o São Paulo fazer…

6 horas ago

Cuiabá vacila, empata com Atlético-GO e perde chance de encostar na zona de acesso da Série B

Sonhando em retornar à Série A no ano seguinte ao rebaixamento, o Cuiabá recebeu o…

7 horas ago

Djokovic inicia caminhada para figurar entre maiores campeões do US Open com tranquila vitória

Novak Djokovic iniciou da melhor maneira possível sua busca para entrar no seleto grupo com…

7 horas ago

This website uses cookies.