O fluxo de visitas nas lojas brasileiras caiu 2% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado, reflexo de uma postura mais “cautelosa” do consumidor. O dado faz parte do Índice de Performance do Varejo (IPV), elaborado pela HiPartners em parceria com a FX Data Intelligence e a F360.
Essa cautela ficou ainda mais evidente durante o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março. Na semana da data, o movimento em shopping centers caiu 16% em relação ao mesmo período de 2024, o que resultou em uma retração de 3% tanto no faturamento quanto nas vendas, segundo o CEO da F360, Henrique Carbonell.
No acumulado do mês, as vendas recuaram 5% e o faturamento caiu 6%. Para o sócio da HiPartners, Eduardo Terra, mesmo com o crescimento anual de 2,4% no varejo ampliado em janeiro, o desempenho do setor ainda é considerado moderado, especialmente nos segmentos mais sensíveis ao crédito.
Segundo Terra, o consumo segue pressionado por fatores macroeconômicos como a inflação de alimentos, as altas taxas de juros e as recentes mudanças tributárias – entre elas, o programa Remessa Conforme.
A análise apontou ainda uma perda de fôlego na atividade de compra, refletida na queda de 1,1% no ticket médio geral.
Nos shopping centers, o ticket médio até cresceu 3,4%, mas o avanço não compensou as quedas nas lojas de rua (3,7%) e em regiões como o Sudeste (1,5%) e o Norte (1,8%).
Por: Source link
Neste domingo, o movimento dos astros tenderá a criar um clima dinâmico, afetando cada nativo…
O Flamengo garantiu o Bicampeonato da Copinha Feminina. As Meninas da Gávea asseguraram o troféu…
Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos de passeio foi registrado na noite deste sábado,…
Uma ação integrada das forças de segurança resultou na recaptura de quatro foragidos da Justiça…
Na última sexta-feira, 12, duas empresas da regional Sul do Sebrae em Goiás encerraram o…
O Porto (Portugal) anunciou neste sábado (20) a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que…
This website uses cookies.