De olho em uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores, o Fluminense terá uma sequência de confrontos decisivos na reta final de temporada. Nesta quarta-feira vai receber o Ceará no Maracanã, a partir das 19 horas, em jogo atrasado válido pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Curiosamente, os dois clubes terão um reencontro no domingo, na Arena Castelão, pela 31ª rodada, às 16h.
O Fluminense entra em campo animado após vencer por 1 a 0 o Internacional, também no Rio. O técnico Luís Zubeldía mira um resultado positivo para manter a ascensão na tabela, onde ocupa a sétima posição com 44 pontos, três atrás do Botafogo (47), que abre o G-6.
Sem vencer há três partidas, sendo a última por 1 a 0 para o Atlético-MG, o Ceará corre risco de rebaixamento, após uma boa campanha no primeiro turno. No momento está na 14ª posição com 35 pontos, quatro à frente do Vitória (31), primeiro time no Z-4.
O zagueiro Freytes está de volta no time carioca após cumprir suspensão e deve começar jogando na vaga de Ignácio, que o substituiu no triunfo sobre o Internacional. A tendência é que o argentino forme a dupla de zaga com o experiente Thiago Silva, capitão e líder do elenco.
Outra novidade é o volante Martinelli, preservado por controle de carga, e que deve atuar ao lado de Hércules e Lucho Acosta no meio-campo. Facundo Bernal volta a ser opção no banco de reservas.
Nonato, que estava entregue ao departamento médico, treinou normalmente com o grupo na última semana e tem grandes chances de voltar a ser relacionado. Embora houvesse possibilidade de retorno na última rodada, o volante ficou fora para acelerar a recuperação. O meia Paulo Henrique Ganso está em fase de transição após lesão de grau dois na panturrilha esquerda e continua de fora.
O argentino Luís Zubeldía vê evolução no desempenho tricolor a cada partida e projeta um crescimento ainda maior de olho nos próximos compromissos. “Acredito que a equipe tem feito boas partidas, algumas melhores que outras, apesar de ter perdido dois jogos nesse mês. Creio que mais do que os resultados, que é o mais importante, é que dentro desses jogos, a equipe funcionou bem. Na maioria, o resultado foi uma consequência do rendimento dentro do campo.”
O Ceará conta com dois reforços importantes. O meio-campista Lourenço e o atacante Pedro Henrique voltam à lista de relacionados após cumprirem suspensão e podem ser titulares entrando nas vagas de Richardson e Fernandinho, respectivamente.
Um dos reforços anunciados na última janela de transferências, o meia Vina deve seguir entre os titulares. Ele ainda busca o primeiro gol desde o seu retorno e espera fazer valer a famosa ‘lei do ex’, afinal ele já defendeu o Fluminense em 2015. “Espero que dessa vez dê certo. Tenho mais duas oportunidades nesta semana e espero que em um dos dois eu possa ajudar e voltar a marcar pelo Ceará.”
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X CEARÁ
FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules, Martinelli e Lucho Acosta; Kevin Serna, John Kennedy e Canobbio. Técnico: Luís Zubeldía .
CEARÁ – Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Vinícius Zanocelo, Lourenço e Vina; Pedro Henrique, Pedro Raul e Galeano. Técnico: Léo Condé.
ÁRBITRO – Flávio Rodrigues de Souza (SP).
HORÁRIO – 19h.
LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Por: Estadão Conteúdo









