Flower Engenharia cresce faturamento em mais de 1.000% em um ano | ASN Goiás

Desde quando começou a empreender, a engenheira civil Raíssa Caetano de Sousa viu no Sebrae um apoio e braço direito para seu negócio. Depois de trabalhar como auxiliar de engenharia no Araguaia Shopping e na empresa Irriga Engenharia, ambos em Goiânia, decidiu, em 2023, abrir o seu empreendimento na mesma cidade. Em dezembro, a Flower Engenharia foi aberta. “Abri minha empresa em uma época que todos evitam iniciar um empreendimento. Criei coragem para empreender quando pedi o suporte para o meu esposo Dan Lucas e minha mãe Valéria”, recorda.

Devido à área de atuação, Raíssa já começa seu empreendimento como Microempreendedora. “Quando fui abrir a Flower Engenharia busquei ajuda no Sebrae e ele me informou que no meu ramo não poderia ser MEI. Teria que me registrar diretamente como ME. Confesso que fiquei com receio, mas com o apoio que recebi da minha família resolvi seguir em frente com o meu sonho”.

Raíssa Caetano de Sousa, engenheira civil, abriu a mmicroempresa Irrigfa Engenharia em 2023 com apoio do marido Dan e dos pais (Fotos: Divulgação)

E nesses pouco mais de dois anos no mercado, a empresa aumentou o faturamento de um ano para o outro em mais de 1000%. Com planos para 2026, a prospecção da empreendedora é dobrar o faturamento em relação a 2025. “Eu sabia que no começo não conseguiria fazer obra, porque precisava fazer um capital inicial para começar a ter o capital de giro. No primeiro ano fizemos somente projetos. Já no segundo ano surgiu a oportunidade de obras, inclusive fizemos a primeira demolição. Com isso, aumentamos muito nosso faturamento em 2025”, explica.

Raíssa acredita que um dos motivos do sucesso da empresa se deve ao fato de já ser conhecida por causa do trabalho que desenvolveu nas empresas que atuou quando era CLT. “Desde o começo sempre deu certo, sempre foi por indicação para a gente começar. Nos escrevemos em uma plataforma que direciona os empresários que têm interesse em desenvolver um projeto para sua franquia ou loja. Com isso atraímos clientes de todo o Brasil”, afirma.

Raissa conta que de 2004 para 2025, a empresa conseguiu aumentar o faturamento em 1000%, com o aumento de obras que a empresa conseguiu captar, inclusive uma de demolição

Ela destaca que empreender no país é muito complexo. “É muito imposto e muita sigla no Brasil. É muita burocracia. Um exemplo foi quando tentamos mover um quiosque de Goiás para São Paulo. Descobrimos que tinha um imposto de R$15 mil só para movê-lo. O enquadramento em qual CNAE temos que trabalhar também é complexo. Essas coisas acabam dificultando o trabalho para a gente”, ressalta.

Com o crescimento e a prospecção positiva para 2026, o esposo de Raíssa, Dan, deixa o trabalho CLT para auxiliar na parte elétrica das obras. “No princípio ele me ajudava nos fins de semana e quando estava de férias ficava direto. Depois quando a demanda foi crescendo falei que precisava dele senão não daria conta e ele optou em investir no nosso negócio. Além do Dan, conto com uma estagiária e dois arquitetos que trabalham como PJ”, comemora.

Quanto ao motivo para a expansão, Raíssa afirma que o networking e as redes sociais foram essenciais. Um exemplo citado pela empreendedora é a Federação das Associações de Jovens Empresários e Empreendedores de Goiás (FAJE). “Eu acho muito importante essa questão. É um momento de troca de experiências e aprendemos muito ao compartilhar nossas dificuldades e acertos “, aconselha.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

Fonte: Sebre Goiás

Redação

Recent Posts

Luisa Stefani e Gabriela Dabrowski avançam às semis do WTA de Dubai

A brasileira Luisa Stefani e a canadense Gabriela Dabrowski derrotaram, nesta quinta-feira (19), a norte-americana…

3 horas ago

Detran credencia instrutores autônomos de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) credencia instrutores autônomos de trânsito, conforme as…

8 horas ago

Governador anuncia fim da cobrança do Fundeinfra

O governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Daniel Vilela anunciaram, nesta quarta-feira, 18, o fim…

9 horas ago

Bobsled: Brasil garante melhor resultado no trenó para dois atletas

A participação do Brasil nas disputas do trenó para dois atletas do bobsled (o chamado…

9 horas ago

Construindo Juntos abre inscrições para estudantes

Estão abertas as inscrições para o programa Construindo Juntos, que oferece a estudantes a oportunidade…

9 horas ago

Rio registra cinco atendimentos por hora devido ao calor no carnaval

Nos dias de carnaval, a cada hora, cinco pacientes chegavam às unidades de Pronto Atendimento…

11 horas ago

This website uses cookies.