Flamengo expõe racha com a CBF e mostra revolta com novo calendário: ‘Desrespeita o esporte’


O Flamengo, que já tinha demonstrado descontentamento com a mudança do calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), oficializou sua posição na noite desta segunda-feira, após golear o Vitória pelo Brasileirão. Uma nota divulgada pelo clube expõe um racha com a entidade e cobranças para reconsiderações quanto às mudanças (veja na íntegra ao fim do texto).

O presidente da CBF, Samir Xaud, havia comentado as novidades em entrevista a jornalistas na cerimônia de convocação da seleção brasileira, na tarde desta segunda-feira, no Rio. A explicação não foi suficiente para evitar a publicação flamenguista. “Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos, a integridade da tabela sempre foi preservada, com ajustes pontuais apenas em situações excepcionais”, explanou o clube.

“Em mais de duas décadas, jamais houve alteração de tamanha magnitude com a competição em andamento. A decisão demonstra pouco apreço pela organização que o futebol brasileiro exige, desrespeitando atletas, clubes, torcedores, patrocinadores, detentores de direitos de transmissão e toda a indústria do esporte”, concluiu.

Palmeiras e São Paulo elogiaram a proposta. A entidade inverteu datas do Brasileirão e da Copa do Brasil, permitindo finalizar a competição de pontos corridos no dia 7 de dezembro. Assim, o torneio de mata-mata terá sua reta final disputada no último mês do ano, após o fim do Campeonato Brasileiro.

Inicialmente, o Brasileirão seria finalizado somente no dia 21 de dezembro, o que afetaria diretamente as férias dos jogadores, a pré-temporada seguinte a própria temporada 2026, que já seria marcada naturalmente por ajustes em razão da Copa do Mundo, nos Estados Unidos, México e Canadá.

“O favorecimento é para o futebol brasileiro. Temos de tomar decisões importantes e vimos uma oportunidade de ajustar as datas”, justificou Xaud, que continuou: “Recebi vários apoios de outros clubes, da imprensa como um todo. Estou aqui para melhor o calendário, que não começou na minha gestão. Estamos batendo cabeça, vocês estão cansados de saber que é um calendário cheio. Nós precisávamos tomar uma decisão e acredito que foi a mais correta”.

O Flamengo enfatizou que as mudanças foram feitas de forma “unilateral” e argumentou que o momento para definição das datas era o Conselho Técnico, realizado em março de 2025.

“O fato de o Torneio Intercontinental de Clubes estar programado para dezembro de 2025 já era de conhecimento da CBF desde fevereiro, quando foi anunciado o calendário do ano. Portanto, não há qualquer novidade que justifique a medida adotada. No Conselho Técnico da Série A, em março deste ano, foi o próprio Flamengo quem levantou esta questão, sem que houvesse nenhuma sugestão ou solução apresentada pela CBF naquele que era o fórum adequado para tais medidas”, diz um trecho da nota do clube.

A equipe carioca não disputa mais a Copa do Brasil, após a eliminação para o Atlético-MG, mas é líder do Brasileirão e continua firme na Libertadores, competição na qual está nas quartas de final.

Se manter a disputa até o fim dos dois campeonatos, o Flamengo poderia decidir o título da Libertadores dia 29 de novembro (sábado), em Lima, no Peru, e o do Brasileirão no dia 7 de dezembro (domingo), em Mirassol. Com a queda na Copa do Brasil, o Flamengo teria seis datas livres para treinamentos. A mudança, porém, faz com que apenas uma reste ao time rubro-negro.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

‘Não negociamos com terroristas”, diz aliado de Trump após Moraes ler relatório

O ex-assessor do presidente americano Donald Trump, Jason Miller, reagiu nesta terça-feira, 2, aos comentários…

32 segundos ago

5 benefícios da mandioca para a saúde

Muito mais do que um simples ingrediente, a mandioca — também chamada de aipim em…

5 minutos ago

Numerologia da casa: entenda como os números influenciam sua energia

Os números surgiram há mais de 30 mil anos. Desde então, estão sempre presentes em…

14 minutos ago

PMI industrial dos Estados Unidos medido pelo ISM sobe a 48,7 em agosto

O índice de atividade industrial (PMI, na sigla em inglês) dos EUA elaborado pelo Instituto…

18 minutos ago

Governo Milei pede investigação de jornalistas que publicaram áudios contra Karina Milei

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 02/09/2025 16:27 A ministra de Segurança Nacional…

19 minutos ago

PF indicia mulher que hostilizou Dino em avião às vésperas do julgamento de Bolsonaro

A Polícia Federal (PF) indiciou uma passageira que gritou e tentou agredir o ministro do…

21 minutos ago

This website uses cookies.