Flamengo encara Chelsea em tira-teima de brasileiros x europeus no Mundial de Clubes


Líder do Grupo D do Mundial de Clubes, o Flamengo se prepara para um dos confrontos mais aguardados da fase de grupos. Nesta sexta-feira, às 15h (de Brasília), o time carioca encara o Chelsea no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, em duelo que vai além da busca por pontos: representa um capítulo relevante da crescente rivalidade entre sul-americanos e europeus no novo formato do torneio.

Com a reformulação do Mundial de Clubes pela Fifa, confrontos entre clubes dos dois continentes se tornaram mais frequentes e menos previsíveis. Ao contrário do antigo formato, quando sul-americanos muitas vezes enfrentavam os europeus apenas em finais, agora o embate pode acontecer ainda na fase de grupos – e os resultados recentes indicam que o abismo técnico está longe de ser tão grande quanto se pintava. Brasileiros e argentinos, principalmente, mostraram que têm elenco e organização para competir em alto nível. Em alguns casos, foram até superiores a adversários do Velho Continente na primeira rodada.

O próprio Chelsea sentiu essa nova realidade em Mundiais anteriores. Foi derrotado pelo Corinthians na final de 2012 e encontrou enorme dificuldade para vencer o Palmeiras na decisão de 2021. Experiências que deixaram lições e motivaram a imprensa europeia a adotar um tom mais cauteloso antes do encontro com o Flamengo. Em jornais ingleses, o alerta foi claro: o Chelsea terá pela frente um adversário com um dos elencos mais fortes da América do Sul.

E não é para menos. O Flamengo estreou com vitória segura por 2 a 0 sobre o Espérance, em atuação sólida e com margem para crescimento. Diferentemente do Chelsea, que também venceu por 2 a 0, mas sofreu para superar o Los Angeles FC. O time inglês viu sua defesa ser pressionada em alguns momentos e dependeu da individualidade para sair com os três pontos. A comparação entre as estreias reforçou a percepção de equilíbrio entre os continentes e fez crescer a expectativa por um duelo intenso.

No lado rubro-negro, o clima é de confiança. Arrascaeta e Luiz Araújo, preservados de parte das atividades da semana, treinaram normalmente na véspera da partida. O uruguaio, que apareceu com gelo no joelho, não deve ser problema. Já De La Cruz continua sendo preparado com cautela e dificilmente será relacionado.

O técnico Filipe Luís deve apostar em um ataque mais leve e veloz para explorar as brechas da defesa inglesa, com Bruno Henrique ou Gonzalo Plata entrando no lugar de Pedro. Outra possível mudança é o retorno de Alex Sandro à lateral esquerda, substituindo Ayrton Lucas.

Em entrevista, o meia Jorginho falou sobre o peso do confronto: “Hoje em dia, muita coisa mudou. Não tem mais time bobo, não tem jogo fácil, ainda mais no Mundial. Todos os clubes aqui vão dar o seu melhor. Com certeza, os jogos serão bastante parelhos”. O discurso reforça a percepção interna do Flamengo de que o Chelsea precisa ser enfrentado com inteligência, mas sem temor.

Do lado inglês, o técnico Enzo Maresca também destacou o nível da partida: “O Flamengo trará muitos, muitos torcedores, então vamos tentar estar prontos para encarar o adversário e buscar um grande resultado”.

O treinador deve fazer ajustes na equipe, promovendo a entrada de Enzo Fernández, ex-River Plate, no lugar de Lavia. Com a experiência do argentino em jogos contra brasileiros, a ideia é aumentar o controle do meio-campo. A base da equipe deve ser mantida, com eventuais alterações ficando para o último jogo da fase.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X CHELSEA

FLAMENGO – Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Gerson, Luiz Araújo e Bruno Henrique (Plata). Técnico: Filipe Luís.

CHELSEA – Robert Sánchez; Reece James, Adarabioyo, Colwill e Cucurella; Enzo Fernández, Moisés Caicedo e Palmer; Pedro Neto, Nicolas Jackson e Madueke. Técnico: Enzo Maresca.

ÁRBITRO – Iván Barton (SLV).

DATA – 20/06.

HORÁRIO – 15h (de Brasília).

LOCAL – Estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia (EUA).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PPI da zona do euro sobe 0,2% na comparação anual de julho

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro…

4 minutos ago

STF tem 2º dia de julgamento do golpe com defesa de Bolsonaro e outros réus

O segundo dia do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado…

7 minutos ago

Taxa anual do CPI da Turquia desacelera a 32,95% em agosto, mas fica acima do esperado

A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da Turquia desacelerou…

12 minutos ago

Bolsas da Europa se recuperam parcialmente, após tombo com riscos fiscais

Por Sergio Caldas*São Paulo, 03/09/2025 - As bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã…

20 minutos ago

Putin e Kim Jong Un têm encontro bilateral em Pequim

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un,…

21 minutos ago

7 raças de cachorro de origem japonesa

O mundo canino é rico em diversidade e cada país desenvolveu, ao longo da história,…

26 minutos ago

This website uses cookies.