Flamengo e Fluminense se reencontram no Maracanã pela reabilitação no Brasileirão


Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo, às 19h30, no Maracanã, em mais uma edição do clássico que movimenta o futebol carioca e pode marcar o início de uma nova fase para ambas as equipes. Ainda digerindo os efeitos da disputa do Mundial de Clubes, rubro-negros e tricolores chegam pressionados, após derrotas no retorno ao Campeonato Brasileiro.

Na última rodada, o Flamengo perdeu para o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro, enquanto o Fluminense foi superado por 2 a 0 pelo Cruzeiro, dentro de casa, num jogo que marcou a despedida de Jhon Arias, negociado com o Wolverhampton.

A ausência do colombiano é apenas uma das dores de cabeça do técnico Renato Gaúcho, que busca uma nova identidade ofensiva para seu time, agora sem uma de suas principais referências.

O Fluminense, no entanto, voltou do Mundial valorizado. A equipe foi a brasileira que chegou mais longe na competição, alcançando a semifinal e deixando boa impressão. O Flamengo, por outro lado, viu a pressão aumentar, não só pelos resultados irregulares, mas também pelos conflitos internos – com destaque para o atrito público entre o técnico Filipe Luís e o atacante Pedro.

Na tabela, a situação é mais confortável para o Flamengo, que ocupa a segunda posição com 27 pontos – três a menos que o líder Cruzeiro. O Fluminense contabiliza 20 e tenta se manter na zona de classificação para a Libertadores e para reencontrar um desempenho mais consistente.

Suspenso, Bruno Henrique está fora, e Wallace Yan surge como o favorito para assumir a vaga no ataque, com Everton Cebolinha correndo por fora. A novidade pelo lado do rubro-negro é o retorno do atacante Pedro à lista dos relacionados. Após melhorar seu rendimento nos treinamentos durante a semana, o artilheiro volta a ganhar espaço no grupo depois de protagonizar uma crise de relacionamento com o técnico Filipe Luís.

O Flamengo segue sem os laterais Ayrton Lucas e Alex Santos, além do volante Erick Pulgar, todos lesionados. Com isso, Varela deve seguir improvisado na lateral-esquerda mais uma vez.

“O campeonato é longo, temos que levantar o ânimo, porque temos um clássico contra um adversário que vem motivado pelo grande Mundial que fez, e nunca é fácil jogar contra o Fluminense”, destacou o técnico Filipe Luís.

No lado tricolor, a missão de Renato Gaúcho é reconfigurar a equipe após a saída de Arias. Serna e Keno disputam a vaga aberta no ataque, com Lima também como opção. A presença do meia Paulo Henrique Ganso ainda é dúvida, o que pode mexer na estrutura do meio-campo.

“Tenho que revezar o grupo e sei quem está melhor. Temos que jogar a cada três dias, esse é o futebol brasileiro. Precisamos recuperá-los e ir com uma postura diferente para enfrentar o Flamengo”, disse Renato.

O retrospecto entre Flamengo e Fluminense é equilibrado. Ao todo, as equipes se enfrentaram 453 vezes, com 166 vitórias do Flamengo, 142 do Fluminense e 145 empates.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO X FLUMINENSE

FLAMENGO – Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Varela; Allan, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Plata e Wallace Yan. Técnico: Filipe Luís.

FLUMINENSE – Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Hércules, Nonato e Lima; Germán Cano e Soteldo. Técnico: Renato Gaúcho.

ÁRBITRO – Raphael Claus (SP).

HORÁRIO – 19h30.

LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Juiz repudia ‘censura indireta’ a piadas e nega ação de R$ 500 mil contra Léo Lins

O juiz Daniel Pellegrino Kredens, da 4ª Vara Cível de Novo Hamburgo (RS), negou ação…

43 minutos ago

Primeiro-ministro do Japão deve perder maioria na Câmara Alta, indicam pesquisas

Pesquisas de boca de urna divulgadas segundos após o fechamento das urnas neste domingo, 20,…

45 minutos ago

Conheça o melhor amigo de cada signo

Na atmosfera celeste, onde as estrelas brilham como testemunhas silenciosas das conexões humanas, adentramos hoje…

49 minutos ago

CBF lamenta morte de José Maria Marin, ex-presidente da entidade

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nota oficial lamentando o falecimento de José Maria…

59 minutos ago

Morre José Maria Marin, ex-presidente da CBF, aos 93 anos

José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, morreu na madrugada deste domingo, aos…

1 hora ago

This website uses cookies.