Categories: Últimas Notícias

Filipe Martins deve acompanhar o julgamento da denúncia contra ele no STF


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quinta-feira, 17, que o ex-assessor especial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Filipe Martins, acompanhe o próprio julgamento presencialmente.

Filipe faz parte do segundo núcleo da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por golpe de Estado após as eleições de 2022. O julgamento será realizado nas próximas terça e quarta-feira, 22 e 23 de abril, na Primeira Turma da Corte, em Brasília.

A decisão de Moraes atende a pedido da defesa do ex-assessor, que, por estar cumprindo medidas cautelares, precisa de autorização judicial para sair de onde reside, em Ponta Grossa (PR).

“É pacífico o entendimento de que a presença do acusado em atos centrais do processo deve ser não apenas admitida, mas estimulada, sempre que compatível com a ordem pública e com a instrução processual, especialmente quando não há qualquer histórico de risco, evasão, obstrução ou descumprimento”, diz a petição assinada por seus advogados.

A defesa solicita que ele embarque em voo para Brasília na segunda-feira, 21, e retorne na quinta-feira, 24, e informa onde ele ficará hospedado. Também faz uma ressalva quanto à cobertura midiática da sessão.

Como parte das medidas cautelares, Filipe não pode participar das redes sociais. Os advogados pedem que ele não seja responsabilizado em caso de “captação ou divulgação de imagens, vídeos ou registros de outra natureza realizados por terceiros”, já que se trata de um julgamento em sessão pública e com cobertura midiática.

No início do mês, Filipe Martins foi multado pelo ministro Alexandre de Moraes em R$ 20 mil por ter aparecido em vídeo publicado nas redes sociais por seu advogado, o desembargador aposentado Sebastião Coelho. A defesa recorreu.

Outro denunciado do núcleo 2, o ex-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, também solicitou autorização para acompanhar a análise na semana que vem, mas desistiu de comparecer.

Quando o relator Moraes pediu esclarecimentos sobre onde Silvinei ficaria hospedado em Brasília, a defesa encaminhou uma desistência da solicitação. A alegação é a exposição midiática e de imagem do julgamento e a possibilidade de que o STF entenda que ele descumpriu as medidas cautelares.

“É certo que a imprensa se fará presente no local designado para ocorrência da solenidade, motivo pelo qual, objetivando-se evitar qualquer tipo de prejuízo à integridade das cautelares em vigência, chegou-se à conclusão de que seu não comparecimento é a medida mais acertada”, escreveram os advogados.

Julgamento dos núcleos denunciados pela PGR por golpe de Estado:

Núcleo 1: denúncia aceita em 26 de março;

Núcleo 2: julgamento marcado para os dias 22 e 23 de abril;

Núcleo 3: julgamento marcado para os dias 20 e 21 de maio;

Núcleo 4: julgamento marcado para os dias 6 e 7 de maio.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Aeroporto de Goiânia registra maior movimentação em 70 anos – Portal Goiás

373 mil pessoas passaram pelo aeroporto de Goiânia em julho de 2025. Registro de desembarques…

9 minutos ago

Matheus Cunha sai lesionado em vitória suada do Manchester United e preocupa Carlo Ancelotti

O Manchester United afastou momentaneamente a crise com a primeira vitória na Premier League, diante…

38 minutos ago

Lucas Moura retira fibrose do joelho e deve voltar ao São Paulo nas quartas da Libertadores

O meia-atacante Lucas Moura passou neste sábado por uma artroscopia no joelho direito para investigar…

52 minutos ago

Houthis confirmam morte do primeiro ministro rebelde após ataque israelense na quinta-feira

Os Houthis, apoiados pelo Irã, afirmaram hoje que um ataque aéreo israelense matou, na quinta-feira,…

1 hora ago

João Pedro marca e Estêvão sai aplaudido de pé em triunfo do Chelsea sobre o Fulham

O Chelsea contou com o brilho dos atacantes brasileiros João Pedro e Estêvão para vencer…

2 horas ago

TST condena Volkswagen a pagar indenização por trabalho análogo à escravidão

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) ordenou, na sexta-feira, 29, que a Volkswagen pague R$…

3 horas ago

This website uses cookies.