Felipe Neto recorre de condenação por ter chamado Arthur Lira de ‘excrementíssimo’


O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve nesta quinta-feira, 5, a condenação contra o youtuber Felipe Neto por ter chamado o deputado Arthur Lira (PP-AL) de “excrementíssimo” em sessão na Câmara dos Deputados. O influenciador afirmou que vai recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Nós vamos recorrer ao Supremo. É absurdo que não se possa chamar um político de ‘excrementíssimo’. Não há ofensa à honra, apenas um trocadilho com a palavra ‘excelentíssimo’, para marcar posição de discordância”, afirmou o youtuber em seu perfil no X (antigo Twitter).

Inicialmente, Lira pedia uma indenização de R$ 200 mil. A Justiça concordou com R$ 20 mil para arcar com danos morais pela declaração.

O processo, por danos morais, tramitou na Justiça Cível. Anteriormente, Arthur Lira também tentou processar o youtuber na Justiça Criminal, o caso foi arquivado.

“Se chamar um político de ‘excrementíssimo’ for penalizável com 20 mil reais, como os outros políticos irão se sentir quando forem cobrados por outras pessoas da sociedade, até com palavras mais duras?”, questionou.

Por meio de nota, a assessoria do ex-presidente da Câmara afirmou que ele interpôs recurso para que “as custas totais do processo fossem pagas por Felipe Neto”.

“Embora o valor das custas do processo seja irrisório diante da gravidade do fato, o aspecto moral de uma condenação desse tipo é o fator mais relevante a ser destacado”, complementa o comunicado.

Em 23 de abril de 2024, o youtuber participava do simpósio “Regulação de plataformas digitais e a urgência de uma agenda” de forma virtual. Em discurso, defendeu que a regulação das redes sociais deve ser feita após uma discussão popular. Em seguida, chamou Lira de “excrementíssimo”.

O deputado apresentou a denúncia do caso à Procuradoria Parlamentar da Câmara em 13 de maio do ano passado, afirmando que a declaração configurava crime de injúria, ofendendo não apenas Lira, mas também a própria instituição.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 23/08/2025

Neste sábado, o movimento dos astros afetará cada nativo de forma única. Enquanto alguns sentirão…

2 horas ago

Criciúma vence duelo direto diante do Novorizontino e entra no G-4 da Série B

O Criciúma está de volta ao G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite…

3 horas ago

Marcelo Melo e Rafael Matos garantem vaga na final do ATP 250 de Winston-Salem

A dupla formada pelo mineiro Marcelo Melo e pelo gaúcho Rafael Matos derrotaram o indiano…

4 horas ago

Moraes e Mendonça divergem sobre autocontenção do Judiciário em evento no Rio

Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), divergiram nesta…

4 horas ago

Zambelli é condenada pela segunda vez pelo STF; pena é de 5 anos e 3 meses

Por Redação, O Estado de S. Paulo - 22/08/2025 22:24 O plenário do Supremo Tribunal…

4 horas ago

Marcos do Val contraria medidas do STF e mostra tornozeleira eletrônica em live

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) desobedeceu as medidas cautelares que lhe foram impostas pelo…

4 horas ago

This website uses cookies.