Fazenda eleva projeção de alta do PIB em 2025 de 2,3% para 2,4%


O Ministério da Fazenda aumentou mais uma vez sua projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro este ano, de 2,3% para 2,4%. A estimativa para 2026 foi mantida em 2,5%. As informações constam da grade de parâmetros publicada pela Secretaria de Política Econômica (SPE) nesta segunda-feira, 19.

Apesar dos ajustes, as projeções da Pasta estão sensivelmente acima das medianas do relatório Focus, que indicam alta de 2,02% para o PIB em 2025 e de 1,70% em 2026, conforme atualização feita nesta segunda pelo Banco Central.

“A revisão está relacionada à maior expectativa de crescimento no primeiro trimestre e ao aumento esperado para a produção agropecuária no ano”, disse a SPE sobre sua previsão para o PIB deste ano. “Após aceleração da atividade no primeiro trimestre na margem, o PIB tende a desacelerar, ficando próximo da estabilidade no segundo semestre”, continuou.

A Fazenda espera crescimento de 1,6% para o PIB no primeiro trimestre, na margem, após previsão de 1,5% apresentada no boletim de março. “Os resultados observados estão um pouco melhores que o esperado para a indústria e serviços e levaram a um aumento marginal nessa projeção”, justificou a SPE.

A aceleração para o ano deve ser puxada pelo PIB agropecuário, com crescimento de 6,3%. Mais cedo, o Banco Central divulgou que o IBC-BR, tido como uma “prévia” do PIB, subiu 0,8% de fevereiro para março na série com ajuste sazonal e 3,49% na sem ajuste. No primeiro trimestre do ano, cresceu 1,30% na comparação com o trimestre imediatamente anterior e 3,68% ante o mesmo período de 2024.

A Pasta prevê aceleração também dos serviços (2,0%) e de 2,2% da indústria em 2025. “Para os anos seguintes, projeta-se crescimento próximo a 2,6%”, adiantou a SPE.

Apesar da expectativa de crescimento na margem no primeiro trimestre, a SPE espera que o PIB arrefeça na comparação interanual – com crescimento de 3,1% para o PIB no primeiro trimestre de 2025, ante alta de 3,6% no trimestre anterior. Essa desaceleração repercute principalmente a menor alta projetada para o PIB de serviços (2,4% no primeiro trimestre de 2025, ante alta de 3,4% no trimestre anterior). Já o agro deve crescer cerca de 11,0%, ante queda de 1,5% no quarto trimestre de 2024. No caso da indústria, a expansão projetada é de 2,7%, uma aceleração frente à alta de 2,5% no trimestre anterior.

Tarifaço

O boletim avaliou que o acirramento das tensões comerciais e o aumento da incerteza global podem impactar o ritmo de crescimento no Brasil.

Para a equipe técnica da Fazenda, o aumento das tarifas comerciais pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tendem a afetar os fluxos de comércio internacional, reduzindo a demanda por commodities e postergando decisões de investimento e consumo. “Esse cenário pode impactar negativamente a expansão da atividade no mundo e no Brasil”, ponderou.

Em contrapartida, a SPE considera que novas oportunidades de negócios podem emergir com a mudança na dinâmica das correntes de comércio mundial. “O Brasil pode se beneficiar com a substituição de importações americanas em países mais afetados pelas tarifas, onde também poderão ser adotadas medidas de retaliação.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PSG é cirúrgico, bate Bayern em jogaço digno de Liga dos Campeões e vai à semifinal do Mundial

O Paris Saint-Germain está nas semifinais do Mundial de Clubes da Fifa. Em um jogaço…

14 minutos ago

Defesa de Carla Zambelli diz que acareação com hacker só acontecerá se for por videoconferência

A defesa da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) informou que ela só participará da…

15 minutos ago

‘Vamos nos divertir e tentar o melhor’

Em meio às especulações sobre sua possível saída da Red Bull rumo à Mercedes, Max…

38 minutos ago

Bia Haddad, ao lado da alemã Siegemund, avança às oitavas de final de duplas em Wimbledon

Beatriz Haddad Maia avançou às oitavas de final na chave de duplas de Wimbledon. Ao…

51 minutos ago

João Pedro, do Chelsea, faz post provocativo ao Palmeiras após classificação no Mundial

O atacante brasileiro João Pedro, do Chelsea, cutucou o Palmeiras após a classificação do time…

1 hora ago

Alarme falso de incêndio em avião deixa 18 feridos em aeroporto na Espanha

Um alerta falso de incêndio em um avião da Ryanair no Aeroporto de Palma de…

2 horas ago

This website uses cookies.