Fávaro diz que tempo de suspensão de embarques à China pode ser reduzido


O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, avaliou neste sábado, 17, que o tempo de suspensão das exportações de carne de frango do Brasil à China, estipulado em pelo menos 60 dias, pode ser reduzido, a partir de “conversas diplomáticas e comerciais”. A interrupção dos embarques foi tomada pelo Brasil, respeitando o protocolo sanitário assinado com a China, em função da detecção de um foco de gripe aviária nesta semana em uma granja de matrizes em Montenegro (RS). Ainda para Fávaro, a partir dessas conversas, pode ser que as exportações da proteína à China fiquem suspensas apenas na região onde a doença foi detectada.

As declarações de Fávaro foram dadas em reunião, pela manhã, com técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná e com lideranças do setor agropecuário do Estado, informou em nota a Agência de Notícias paranaense. A reunião foi convocada para a discussão de medidas adicionais de defesa sanitária como forma de prevenção à gripe aviária.

Ainda conforme a nota, o Estado é um dos mais interessados na normalização da situação, visto ser líder tanto em produção (com 35% do total do País) e exportação (42%) de carne de frango. “Temos espaço para negociar, o foco é de aproximadamente 28 dias e, se conseguirmos eliminá-lo e rastrear os animais, acreditamos que, com transparência e eficiência, o fluxo possa ser normalizado antes dos 60 dias”, confirmou o ministro, na nota.

Fávaro comentou também que já foi realizado o isolamento da região de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e está sendo procedida a rastreabilidade dos pintainhos que de lá saíram. Também hoje, por exemplo, o governo de Minas Gerais anunciou o descarte de 450 toneladas de ovos fecundados provenientes de uma granja de Montenegro (RS), como forma de prevenção.

O ministro da Agricultura salientou, além disso, a necessidade de os proprietários das cerca de 20 mil granjas do Paraná continuarem e reforçarem as medidas de segurança nas propriedades. Entre elas, a verificação das telas, “mantendo o local das aves fisicamente perfeito para que não haja nenhuma fresta que possibilite a entrada de qualquer outro animal”. Também é importante restringir a entrada apenas às pessoas absolutamente necessárias e tomando todas as medidas de desinfecção dos solados de sapatos, das roupas e dos veículos.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

6 dicas essenciais para famílias que pensam em adotar um pet

Outubro é o mês das crianças e um período em que muitos adultos se empolgam…

1 minuto ago

Brasil conhece adversários no Pré-Mundial Feminino de basquete

A seleção brasileira feminina de basquete já sabe quais serão seus adversários nas Eliminatórias da…

3 minutos ago

Ibovespa segue em correção e retorna a nível do início de setembro, aos 141 mil

O Ibovespa emendou um segundo dia de correção, nesta terça-feira, 7, em grau mais intenso,…

5 minutos ago

Bolsonaristas fazem ato por anistia na Esplanada dos Ministérios

Grupo de bolsonaristas deram início na tarde desta terça-feira, 7, a um ato em defesa…

8 minutos ago

Após retirar tumor no cérebro, filho de Wesley Safadão aparece nas redes sociais

Yudhy Lima, filho de Wesley Safadão e Mileide Mihaile, reapareceu nas redes sociais nesta segunda-feira,…

9 minutos ago

calendário seguirá seu caminho, com aval do governo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira, 7, que os presidentes da Câmara,…

18 minutos ago

This website uses cookies.