Categories: Últimas Notícias

Fávaro apresenta a Lula propostas para ampliação do Sisbi-Poa


O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, apresentou no início da semana para o presidente Luíz Inácio Lula da Silva medidas para ampliação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Em reunião com o chefe do Executivo, Fávaro citou a possibilidade da participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na capacitação aos produtores por meio de parceria técnica. O objetivo é impulsionar o Sisbi-Poa, segundo fontes ouvidas pelo Broadcast Agro.

A ideia do ministério é ampliar o alcance do Sisbi-Poa nos municípios brasileiros e avançar no número de estabelecimentos cadastrados, de acordo com os interlocutores. O Sisbi-Poa concede o selo nacional a produtos pecuários que atendam aos requisitos de sanidade e manipulação. A meta da pasta é que até o fim do ano 1,8 mil municípios façam a adesão ao Sisbi-Poa, ante os atuais 970. Esse número já avançou contra 380 municípios do reportados no início de 2023. Em março, o governo federal havia anunciado a meta de aumentar a aplicação do sistema de vigilância para 3 mil municípios ao fim de 2026.

A ampliação do Sisbi-Poa integra também as medidas do governo para enfrentamento da inflação de alimentos. A avaliação de técnicos é que o maior número de produtos aptos a serem comercializados em todo o País amplia a oferta nacional destes itens, contribuindo para contenção dos preços.

Em março, o governo federal autorizou por um ano a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável pela inspeção de produtos de origem animal localmente à abrangência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A medida foi autorizada para produtos como leite, mel e ovos, dentre o anúncio de medidas para barateamento dos preços dos alimentos.

O Sisbi, que integra o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar, segundo informações oficiais do ministério. O Sisbi permite que os produtos de origem animal inspecionados no município sejam comercializados em todo o território nacional.



Por: Source link

Estadão

Recent Posts

China alerta México por plano de impor tarifas e ameaça com retaliação

A China alertou o México "a pensar duas vezes" antes de seguir adiante com planos…

4 minutos ago

Dirigente diz que BCE está em posição confortável, sem necessidade imediata de reduzir juros

O Banco Central Europeu (BCE) não vê necessidade imediata de reduzir ainda mais os juros…

12 minutos ago

Tomorrowland Brasil 2026 é adiado após incêndio em palco na Bélgica

Por Redação O Estado de S. Paulo - 12/09/2025 12:20 O Tomorrowland Brasil, previsto para…

16 minutos ago

PCGO cumpre mandado de prisão preventiva de acusado por homicídio foragido do Rio de Janeiro – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Repressão a Roubos (Garra), pertencente…

19 minutos ago

Alta na produção de SP tem maior impacto positivo sobre indústria nacional em julho

O crescimento na produção da indústria de São Paulo em julho exerceu a maior influência…

22 minutos ago

This website uses cookies.