O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse que ficou desconfortável com a afirmação do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sobre ele não ser “tão maduro”. O ex-chefe do Executivo federal afirmou que, apesar de Eduardo ter 40 anos, não está “talhado” na política.
O comentário de Bolsonaro ocorreu durante entrevista ao Poder360 nesta terça-feira, 15, ao ser questionado sobre o entrevero público protagonizado por Eduardo e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), envolvendo a taxação imposta pelo presidente americano, Donald Trump, aos produtos brasileiros.
Nesta quarta, 16, o deputado licenciado disse durante programa do youtuber Paulo Figueiredo, nos Estados Unidos, onde vivem, que a declaração do pai “causa desconforto” e “parece que desvaloriza o trabalho aqui”.
“Para resolver a situação, eu entrei em contato com o meu pai. A gente bateu um papo, passamos, inclusive, pelo tema Tarcísio”, disse Eduardo. “Mas ele valoriza o nosso trabalho aqui. Ele também fica com o coração apertado devido a essa questão tarifária, mas todos entendem que esse remédio amargo só pode surtir efeito agora”, acrescentou.
Sobre a troca de farpas, Eduardo afirmou que teve uma “longa e boa conversa” com Tarcísio, o que qualificou como “questão de maturidade”, e que ambos se entenderam.
“Sei que acabo incorrendo num risco, até de queimar o meu capital político, de sair com uma imagem de quem comprou briga com o Tarcísio e agora está desautorizando a sua própria base, voltando atrás. Na verdade, não é voltar atrás, é uma questão de maturidade, a gente não está aqui para alcançar nenhum objetivo que não seja o de preservar o interesse dos brasileiros, resgatar a liberdade”, disse.
Eduardo afirmou que ele e o governador de São Paulo não são “inimigos viscerais”. “Nós não somos nem inimigos, e o nosso inimigo comum está do lado da esquerda, do lado do Moraes, e esse daí é o que tem que ser combatido para a gente ter o Brasil que a gente quer, resgatar a normalidade. O resto aí vira debate, vira discussão”, minimizou.
Eduardo levou os louros por ter, de certo modo, alcançado o objetivo pelo qual pediu licença da Câmara e se mudou aos Estados Unidos: sancionar autoridades brasileiras em benefício do pai, réu por golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF).
Tarcísio, que em um primeiro momento apoiou a medida, mesmo sendo contrária aos interesses econômicos brasileiros, teve que recuar ao receber uma enxurrada de críticas e agora tenta abrir diálogo com os americanos. No recuo do governador, Eduardo viu um apoiador do pai ir contra os interesses da família e passou a criticá-lo publicamente.
Bolsonaro afirmou que intercedeu e “colocou uma pedra” sobre a situação, conversando com ambos. Tarcísio não fez declarações sobre o tema, mas compartilhou publicação em que Eduardo menciona a conversa e pontua que os dois têm “visões de mundo diferentes”.
O deputado licenciado ainda afirmou que disse ao governador que pode levar as visões dele para os negociadores americanos, e fez a mesma proposta durante o programa aos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), de que “está abrindo possibilidade com o que de melhor pode oferecer”, que seria seu capital político e intermediação com os americanos.
A guerra tarifária iniciada por Trump que tem os Bolsonaros como pivôs escalou nesta terça-feira, 15, com o anúncio de que o governo dos Estados Unido iniciou uma investigação contra o Brasil a pedido do presidente americano.
A investigação buscará determinar “se atos, políticas e práticas do governo brasileiro são irracionais ou discriminatórios e oneram ou restringem o comércio dos EUA”, diz o documento.
Por: Estadão Conteúdo
A Fitch espera que o crescimento na China desacelere para 4,7% em 2025, ante 5%…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de baixa umidade para vários Estados…
O Itamaraty condenou na noite desta terça-feira, 9, a ameaça feita pelo governo dos Estados…
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta terça-feira uma ordem executiva pedindo uma intensificação…
A brasileira Beatriz Haddad Maia estreou com vitória no São Paulo Open de tênis. Um…
Beatriz Haddad Maia iniciou de maneira arrasadora sua participação no torneio de simples do SP…
This website uses cookies.