Fair-play financeiro tem primeiro movimento da CBF para sair do papel no Brasil


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou uma portaria que institui um grupo de trabalho para criação de um modelo de fair-play financeiro no País. O sistema é demanda antiga dos clubes e foi assunto durante a candidatura do atual presidente Samir Xaud, eleito no fim de maio.

O grupo terá representantes da CBF, federações estaduais, clubes das Séries A e B, além de especialistas em finanças, governança e direitos esportivos. A portaria chama o fair-play financeiro por “Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF)”.

A ideia é elaborar o conceito do sistema e procedimentos de avaliação, monitoramento e sanção com base em informações contábeis e auditorias financeiras, como os balanços, os quais os clubes são obrigados a publicar.

O modelo será, então, implementado gradualmente, com a justificativa de “respeito as diferenças regionais e situações financeiras de cada clube”. O próprio sistema deve conter orientações para governança, transparência e prestação de contas.

Ricardo Gluck Paul, vice-presidente da CBF e mandatário da Federação Paraense, será o presidente do grupo. Outros três diretores da confederação (Gestão, Registro, Transferência e Licenciamento e Desenvolvimento e Projetos) também estão escalados.

Os representantes de clubes e federações estaduais que quiserem participar deverão manifestar sua intenção até 14 de junho pelo e-mail gabinete.presidencia@cbf.com.br. Se houver mais interessados do que vagas, caberá a Paul definir os integrantes. A definição será “com base em critérios que assegurem a diversidade regional, a representação de diferentes modelos de gestão e o equilíbrio entre os diversos segmentos do futebol nacional, diz a portaria.

O grupo terá 90 dias, a partir de fechada sua composição, para apresentar uma proposta do SSF para a presidência da CBF. O modelo deverá apresentar justificativas técnicas e processo de implementação gradual.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PCGO prende homem em flagrante delito pro estuprar enteada em Paraúna – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Paraúna – 7ª DRP, na…

2 horas ago

PCGO, em ação conjunta com a PCPE, cumpre mandado e prende investigado por feminicídio – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual De Atendimento Especializado À Mulher…

8 horas ago

Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS

O Ministério da Saúde decidiu não incorporar a vacina para a prevenção de herpes-zóster ao…

8 horas ago

Com câncer no pescoço, Seu Júlio precisa de ajuda para custear tratamento; Saiba como contribuir

Conhecido pelo trabalho dedicado e pelo envolvimento com ações sociais em Goianésia, Júlio Cardoso da…

9 horas ago

This website uses cookies.