Fachin cria observatório para monitorar transparência e checar risco de corrupção no Judiciário


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, anunciou a criação de um grupo para “fortalecer a integridade, governança e transparência no sistema judiciário brasileiro”.

A portaria que institui o Observatório Nacional da Integridade e Transparência do Poder Judiciário foi publicada nesta quarta-feira, 1º. Segundo o documento, seus membros serão designados pelo presidente, com atuação em caráter honorífico, sem remuneração.

A novidade foi antecipada por Fachin em seu discurso de posse nesta segunda-feira, 29. “É oportuna a criação de um Observatório de Integridade e Transparência, que possa dar conta de reunir, analisar e agir com presteza em favor da legitimidade do Poder Judiciário brasileiro”, afirmou o ministro.

O colegiado terá como foco produção de indicadores e identificação de riscos de corrupção, conflitos de interesse e ameaças à independência da Justiça. As ações devem incluir campanhas, eventos e programas de formação voltados a fortalecer valores éticos e a cultura de integridade dentro do Poder Judiciário.

O observatório poderá, por exemplo, solicitar providências para que a Lei de Acesso à Informação seja cumprida pelos tribunais e recomendar o afastamento de magistrados em casos em que seja apontado conflito de interesse, como proximidade com uma das partes de um processo.

O órgão colegiado ficará vinculado à presidência do CNJ e contará com a participação de conselheiros do órgão, da secretária-geral e do secretário de Estratégia e Projetos. Os membros do comitê diretor, com nove membros, incluirão representantes da sociedade civil, da magistratura estadual, federal e trabalhista, e um indicado pela Corregedoria Nacional de Justiça. Segundo o CNJ, a inclusão de cidadãos no comitê busca aproximar o Judiciário da população.

O CNJ também informou que o observatório pretende fomentar a cooperação com universidades, organismos internacionais e demais órgãos do sistema de Justiça no intercâmbio de metodologias e boas práticas.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PMI global de serviços cai para 52,8 em setembro, revelam S&P e JPMorgan

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços global caiu…

6 segundos ago

Paraná investiga primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

O Paraná notificou ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 3, o primeiro caso suspeito de…

9 minutos ago

PPI cai 0,6% na comparação anual de agosto

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro…

10 minutos ago

Regulamentação da tributária deve ser aprovada na Câmara com apoio do governo, diz secretário

O secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, disse nesta sexta-feira, 3,…

19 minutos ago

Igreja Anglicana terá pela primeira vez uma mulher na liderança

Por Redação O Estado de S. Paulo* - 03/10/2025 15:35 A bispa de Londres, Sarah…

20 minutos ago

5 tons de cabelo perfeitos para a primavera

Com a chegada da primavera e dos dias mais ensolarados, é hora de dar espaço…

31 minutos ago

This website uses cookies.