Extrema direita da Europa celebra vitória na Polônia


Por Redação, O Estado de S. Paulo – 03/06/2025 08:55

Os líderes da ultradireita na Europa celebraram nesta segunda-feira, 2, a vitória do nacionalista Karol Nawrocki nas eleições presidenciais da Polônia, resultado que representa um golpe para a agenda de reformas e pró-União Europeia do primeiro-ministro de centro-direita Donald Tusk.

Nawrocki, um historiador e ex-pugilista amador, venceu o segundo turno das eleições realizadas no domingo com 50,89% dos votos, à frente de seu rival, Rafal Trzaskowski, prefeito de Varsóvia e aliado de Tusk, que obteve 49,11%.

“Parabéns ao presidente Nawrocki por sua fantástica vitória”, publicou nas redes sociais o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. A líder da extrema direita da França, Marine Le Pen, disse que a vitória do nacionalista foi uma “boa notícia” e marca um “repúdio à oligarquia de Bruxelas”.

Nawrocki foi apoiado pelo partido populista de direita Lei e Justiça (PiS), que governou a Polônia até a vitória de Tusk nas eleições parlamentares de 2023 – e ainda exerce grande influência no país, principalmente no interior rural e católico.

Embora o papel do presidente polonês seja em grande parte cerimonial, ele tem alguma influência sobre a política externa e de defesa, além do poder de vetar novas leis, o que só pode ser derrubado com uma maioria de 60% no Parlamento, o que a coalizão de Tusk não tem. Ele anunciou ontem que pedirá um voto de confiança no Parlamento.

Rivalidade

Trzaskowski aceitou o resultado e parabenizou Nawrocki pela vitória, segundo ele, “que vem com grande responsabilidade, especialmente em tempos tão desafiadores”. Ele agradeceu aos seus apoiadores por terem acreditado em uma Polônia “forte, segura, honesta e empática”.

Durante a campanha, os dois rivais ofereceram visões opostas e o resultado terá profundas implicações para o futuro político da Polônia e para seu papel na Europa. Trzaskowski, um progressista pró-UE, apoiou a flexibilização da lei do aborto e casamentos civis para casais LGBT+. Nawrocki, que defende valores católicos conservadores, deve vetar qualquer tentativa do governo de implementar medidas progressistas.

O novo presidente da Polônia é um crítico ferrenho da UE. Ele dirigiu o Instituto de Memória Nacional, um órgão de pesquisa estatal acusado de promover um revisionismo da história. Ele, provavelmente, se aliará a outros líderes nacionalistas e eurocéticos, agravando as divisões dentro do bloco em um momento de grandes desafios, como as tarifas dos EUA e a guerra na Ucrânia.

Futuro

Nawrocki substituirá o atual presidente, Andrzej Duda, ligado ao PiS. O período de Tusk como premiê é marcado por dificuldades para alinhar sua coalizão, bastante ampla, o que foi dificultado pelo fato de Duda ser de um campo ideológico oposto – uma situação que deve permanecer inalterada pelos próximos anos.

Parlamentares e líderes de todos os espectros políticos esperam agora que o PiS aproveite a fragilidade da coalizão de Tusk para seduzir deputados moderados e formar uma maioria conservadora no Parlamento, o que pode provocar a queda do governo. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Lula autoriza abertura de processo para aplicação da Lei de Reciprocidade contra os EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou e o Itamaraty acionou a Câmara de…

9 minutos ago

Dólar sobe com lei de reciprocidade contra os EUA, fiscal e exterior no foco

O dólar sobe nesta sexta-feira (29) em meio à cautela do mercado, após o presidente…

18 minutos ago

Taxas de juros avançam com revide do Brasil contra EUA, fiscal pior e exterior

Os juros futuros avançam em toda curva na manhã desta sexta-feira, 29, em linha com…

35 minutos ago

expectativas de inflação para 1 ano permanecem em 2,6% em julho, afirma BCE

As expectativas de inflação dos consumidores da zona do euro para os próximos 12 meses…

47 minutos ago

Utilidade Pública, Portal Meganésia: Aviso de falta de energia em Goianésia

A Equatorial Goiás comunica que haverá interrupção no fornecimento de energia elétrica nesta sexta-feira, 29,…

47 minutos ago

Racismo contra brasileiros na Argentina revolta polo aquático: ‘Árbitro disse para acostumar’

O time de polo aquático do Sesi-SP estava praticamente garantido na final da Superliga Sul-Americana,…

49 minutos ago

This website uses cookies.