Exportação de produtos avícolas de todo o Brasil estão suspensas para 17 destinos


As exportações de produtos avícolas de todo o território brasileiro estão suspensas para 17 destinos, informou o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcel Moreira, em coletiva de imprensa realizada na noite desta segunda-feira, 19. Está suspensa temporariamente a exportação de produtos avícolas brasileiros para China, União Europeia, Rússia, Peru, Canadá, África do Sul, Chile, Argentina, Uruguai, México, Coreia do Sul, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão, Malásia e Sri Lanka, conforme levantamento do Ministério da Agricultura.

As suspensões ocorrem após a confirmação de um caso de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul na última sexta-feira, 16. A lista inclui os países que suspenderam as importações de produtos avícolas do Brasil e para os quais o Brasil interrompeu a certificação das exportações conforme prevê o acordo sanitário estabelecido com cada país.

O secretário informou que o Brasil parou de certificar exportações de todo o território brasileiro para China, União Europeia, África do Sul, Rússia, Peru, República Dominicana, Bolívia, Marrocos, Paquistão e Sri Lanka, conforme preveem os protocolos sanitários acordados entre o Brasil e estes países. Já México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Argentina, Uruguai e Malásia comunicaram a suspensão das importações de produtos avícolas de todo o País, segundo Moreira.

Há ainda mercados para os quais estão restritas as exportações de produtos avícolas do Rio Grande do Sul. É o caso do Reino Unido, Cuba e Bahrein. O Japão, por sua vez, suspendeu as compras de carne de frango e derivados de Montenegro (RS), onde o foco da doença foi detectado. Já Cingapura, Filipinas, Timor Leste, Mianmar, Paraguai e Vanuatu comunicaram a suspensão de compras de frango do raio de 10 km do foco de gripe aviária de alta patogenicidade.

Os Estados Unidos, principal mercado de ovos do Brasil, não deixarão de importar ovos do País, apenas material genético do Rio Grande do Sul, afirmou Moreira. “Há restrições em menor grau ou maior grau para todos os 165 países que exportamos produtos avícolas. Até amanhã finalizaremos a lista de restrições de mercados em virtude da gripe aviária”, afirmou Moreira.

Como o Broadcast Agro mostrou mais cedo, o governo brasileiro já está negociando com países importadores de produtos avícolas a flexibilização das suspensões das compras de carne de frango e derivados do Brasil. As negociações já estão em andamento a fim de minimizar os impactos do primeiro foco de gripe aviária em plantel comercial no País sobre a balança comercial do agronegócio brasileiro. “Buscamos que a África do Sul reconheça a regionalização da restrição sobre frango brasileiro”, disse Moreira.

Na manhã desta segunda-feira autoridades do governo brasileiro dialogaram com autoridades da África do Sul e de Cuba para discutir a regionalização. O Brasil pleiteia a redução das restrições da África do Sul para produtos provenientes do Rio Grande do Sul e para Cuba de um raio de 10 km do foco onde a doença foi detectada.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Schroder diz que não se sente reconhecido como Nowitzki na Alemanha: ‘Tenho a pele escura’

Um dos destaques do Sacramento Kings e da seleção alemã de basquete, Dennis Schroder afirmou…

17 minutos ago

Sem ajuste fiscal, dívida dos EUA pode atingir nível insustentável, alerta estudo

Se o ajuste fiscal dos Estados Unidos for adiado, a dívida pública da maior economia…

53 minutos ago

Modi desafia startups de tecnologia espacial a construir cinco unicórnios em 5 anos

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, desafiou startups de tecnologia espacial a construir cinco "unicórnios",…

54 minutos ago

Veja qual é a idade certa para realizar a castração do seu pet

Entre os cuidados necessários para manter a saúde dos pets em dia, a castração é…

59 minutos ago

Diretor assistente de ‘Emily em Paris’ morre aos 47 anos durante gravações da série

Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/08/2025 11:36 Diego Borella, diretor assistente da…

1 hora ago

Cristiano Ronaldo marca na final da Supercopa saudita, mas Al-Nassr perde e amplia jejum

Cristiano Ronaldo bem que tentou, abriu o placar para o Al-Nassr - seu 100º gol…

1 hora ago

This website uses cookies.