Ex-presidente do parlamento da Ucrânia é morto a tiros em Lviv


Por Redação O Estado de S. Paulo – 30/08/2025 11:11

O deputado e ex-presidente do parlamento da Ucrânia, Andriy Parubiy, de 54 anos, foi morto a tiros na manhã deste sábado, 30, na cidade de Lviv, no oeste do país europeu. O assassinato foi confirmado pelo presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, em sua conta oficial na rede social X (ex-Twitter).

Na publicação, Zelenski classificou o episódio de “assassinato horrendo”, prestou solidariedade aos familiares do parlamentar e afirmou que as autoridades deflagraram uma operação especial para investigar o homicídio e buscar os responsáveis.

“O Ministro do Interior da Ucrânia, Ihor Klymenko, e o Procurador-Geral, Ruslan Kravchenko, acabaram de relatar as primeiras circunstâncias conhecidas do horrendo assassinato em Lviv. Andriy Parubiy foi morto. Minhas condolências à sua família e entes queridos. Todas as forças e meios necessários estão envolvidos na investigação e busca pelo assassino”, declarou Zelenski.

O prefeito de Lviv, Andriy Sadovyi, também prestou condolências em seu canal no Telegram e informou que a prioridade agora é encontrar o assassino e conhecer as circunstâncias do crime.

“Trata-se de uma questão de segurança em um país em guerra, onde, como vemos, não existem lugares absolutamente seguros”, declarou.

Apesar da declaração de Sadovyi, as autoridades não confirmaram se o assassinato tem alguma relação com a guerra contra a Rússia.

prender “criminosos armados que representam maior perigo”. Diante do plano de ação, o prefeito informou aos moradores e visitantes da cidade que haverá mais patrulhas e bloqueios na cidade e possíveis verificações de veículos e documentos.

Andriy Parubiy ocupou a presidência do parlamento ucraniano entre 2016 e 2019. Em 2014, ocupou o cargo de secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, período em que apoiou operações contra os separatistas pró-Rússia no leste do país.

Andriy Parubiy atuava como deputado pelo European Solidarity, partido liderado por Petro Poroshenko, uma das principais figuras de oposição ao presidente Zelenski.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

5 exercícios essenciais para entrar em forma antes do verão

Com a temporada de verão se aproximando, cresce também a procura por academias e treinos…

4 minutos ago

Professor José Santana ministra palestra sobre o papel da Igreja Católica na luta pela terra em Goiás nesta quinta

Nesta quinta-feira (6), às 19h, acontece a palestra “A Igreja Católica e a Luta pela…

11 minutos ago

Natal do Bem começa a entregar os presentes – Portal Goiás

Caiado e Gracinha em cerimônia de entrega dos brinquedos às prefeituras: 665 mil serão distribuídos…

23 minutos ago

5 mitos sobre diabetes para você abandonar e prevenir a doença

Os casos de diabetes registraram um aumento expressivo em todo o mundo nas últimas décadas.…

41 minutos ago

PCGO prende investigados por tentar matar homem em porta de distribuidora de Novo Gama – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) e…

44 minutos ago

Calderano e Bruna Takahashi vencem estreia no WTT Champions Frankfurt

Os mesatenistas brasileiros Hugo Calderano e Bruna Takahashi estrearam com vitória na disputa de simples…

1 hora ago

This website uses cookies.