A Europa está pronta para “usar todos os instrumentos da caixa de ferramentas” para responder à ameaça chinesa sobre a exportação de terras raras, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, em evento neste sábado, 25.
“Nas últimas semanas e meses, a China apertou dramaticamente os controles de exportação sobre terras raras e materiais para baterias. Pelo menos até certo ponto, isso faz parte de uma fricção econômica mais ampla entre a China e os Estados Unidos”, afirmou. “Mas tem um grande impacto sobre nós aqui na Europa”, acrescentou Von der Leyen.
A presidente da Comissão Europeia ainda observou que as terras raras têm impacto em diversos segmentos da indústria. “As decisões anunciadas pelo governo chinês em 9 de outubro representam um risco significativo”, frisou.
Segundo Von der Leyen, mais de 90% dos ímãs de terras raras consumidos na Europa são importados da China, o que afeta setores estratégicos, como a produção de automóveis e chips de IA, além de comprometer a defesa e os centros de dados. “No curto prazo, estamos focados em encontrar soluções com nossos colegas chineses”, disse.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Por: Estadão Conteúdo
O domingo trará uma energia que incentivará ação, mas também pedirá bom senso ao lidar…
O último campeão do futebol profissional brasileiro na temporada começou a ser definido neste sábado…
O ano de 2026 começa com alívio no bolso dos consumidores brasileiros. A Agência Nacional…
Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha revela que parte significativa dos eleitores brasileiros não se…
A Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás concluiu, nesta quinta-feira, 11, em Anápolis, o ciclo dos…
Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na noite desta sexta-feira, 26,…
This website uses cookies.