EUA reforçam controle do espaço aéreo contra drones e impulsionam voos supersônicos comerciais


A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira, 6, medidas estratégicas para reforçar a soberania do espaço aéreo americano e impulsionar a liderança do país na aviação supersônica. O presidente Donald Trump assinou um decreto para retomar a liderança americana na aviação supersônica, eliminando “barreiras regulatórias que paralisaram o progresso” e permitindo que empresas dos EUA dominem essa tecnologia. O documento orienta a Administração Federal de Aviação (FAA) a revogar a proibição de voos supersônicos sobre áreas terrestres, estabelecer padrões de certificação baseados em ruído e alinhar normas globais por meio de acordos internacionais.

Segundo o comunicado, avançar na engenharia aeroespacial, ciência dos materiais e redução de ruído torna o voo supersônico seguro, sustentável e comercialmente viável. Empresas americanas que desenvolvem aeronaves supersônicas “já firmaram contratos governamentais e acordos com grandes companhias aéreas comerciais, como a United Airlines e a American Airlines, que se comprometeram a adquirir jatos supersônicos para aprimorar suas frotas com opções de viagens mais rápidas”.

Paralelamente, Trump reconheceu uma crescente ameaça dos sistemas aéreos não tripulados (UAS), conhecidos como drones. O texto destaca que “criminosos, terroristas e atores estrangeiros hostis têm intensificado o uso dessas tecnologias para pôr em risco a segurança pública e nacional”. Para combater esse cenário, foi criada a “Força-Tarefa Federal para Restaurar a Soberania do Espaço Aéreo Americano”, encarregada de revisar e propor soluções contra as ameaças dos drones.

Além disso, a FAA deverá estabelecer processos para restringir voos de drones sobre infraestruturas críticas e locais públicos. O decreto ainda autoriza órgãos federais a usar suas competências para detectar e rastrear drones, ampliando o acesso de forças estaduais e locais a equipamentos semelhantes.

A medida também prevê a publicação de diretrizes para ajudar proprietários de infraestruturas críticas a utilizar tecnologias de detecção de drones.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

campo de Búzios estabilizou a produção diária em 1 milhão de barris

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, reforçou há pouco a mensagem da importância do projeto…

9 minutos ago

lucro líquido ajustado é de R$ 1,09 bi no 3tri25, queda de 23,9% ante o 3tri24

A Gerdau reportou lucro líquido de R$ 1,09 bilhão no terceiro trimestre de 2025, uma…

17 minutos ago

Receitas de uma panela: 4 pratos fáceis e deliciosos para o jantar

As receitas de uma panela só são ótimas para quem busca praticidade e sabor no…

23 minutos ago

Tênis de mesa paralímpico: Thaís Severo leva ouro e prata na França

A brasileira Thais Severo brilhou no último dia do ITTF World Para Elite de Yvelines…

27 minutos ago

Somos o único banco do sistema financeiro que não está fechando agências

O Banco do Brasil é o único banco do sistema financeiro que não fechou nenhum…

29 minutos ago

Trump faz novo aceno ao norte-coreano Kim Jong Un e diz que voltaria à Ásia para visitá-lo

Após deixar a Coreia do Sul, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou que…

30 minutos ago

This website uses cookies.