O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que os ataques dos EUA “danificaram severamente” várias instalações nucleares iranianas. Segundo o líder iraniano, o Irã estava “à mesa de negociações” com os americanos quando, “às vésperas de nova rodada, eles literalmente jogaram uma bomba sobre a mesa de negociações e destruíram a diplomacia”, disse em entrevista ao apresentador Tucker Carlson nesta segunda-feira (7).
Pezeshkian destacou ainda a disposição do Irã em cooperar com a supervisão internacional. “Nunca nos recusamos à verificação e estamos dispostos a permitir novas inspeções”, pontuou. No entanto, ele lamentou as consequências dos ataques americanos. “Após o ataque dos EUA às instalações nucleares, muitos equipamentos e locais foram destruídos, e o acesso a eles agora não é simples. Teremos que esperar para ver se será possível retomar esse acesso.”
O presidente também demonstrou profunda desconfiança da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), acusando a entidade de parcialidade. “A desconfiança aumentou quando o último relatório da AIEA deu a Israel o pretexto para atacar nossas instalações nucleares sem qualquer autorização”, afirmou, criticando a falta de condenação da agência sobre os ataques israelenses.
Acusando Benjamin Netanyahu, o presidente iraniano disse que o primeiro-ministro israelense “mergulhou a região no caos e tentou sabotar o nosso diálogo”. Pezeshkian condicionou o retorno às negociações à confiança no processo: “Esperamos que, após superarmos essa crise, possamos retornar à mesa de negociações. No entanto, isso exige uma condição: confiança no processo de diálogo. Não se pode permitir que, em meio às conversas, o regime sionista Israel volte a atacar e inicie uma nova guerra.”
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte de Ana Maria de Jesus, de…
O Dia das Crianças é uma excelente oportunidade para os adultos se divertirem com os…
As forças militares israelenses realizaram ataques aéreos no sul do Líbano na madrugada deste sábado,…
Em uma semana de conto de fadas, Valentin Vacherot conquistou a maior vitória de sua…
Rayssa Leal retornou às pistas neste sábado, na etapa de Paris da Liga Mundial de…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 11/10/2025 09:56 O fim de semana será…
This website uses cookies.