Os Estados Unidos estão dispostos a aceitar um programa nuclear civil do Irã, desde que o país não enriqueça urânio em território próprio, afirmou o secretário de Estado americano, Marco Rubio, neste domingo. Em entrevista à CBS, Rubio também negou que objetivo americano seja mudança de regime em Teerã.
“Qualquer país do mundo tem direito a programa nuclear civil. O que eles não têm direito é enriquecer a 60%, esconder sob montanha e desenvolver mísseis”, disse Rubio. Segundo ele, Irã pode ter reatores para energia elétrica e importar material enriquecido, como “dezenas de países no mundo”.
Rubio afirmou que os ataques de sábado não visaram mudança de regime. “Não foi ataque ao Irã nem ao povo iraniano. Não foi jogada de mudança de regime. Foi para degradar três instalações nucleares relacionadas a ambições de nuclearização”, disse. Os alvos foram instalações de Fordow, Natanz e Isfahan.
O secretário revelou que Trump deu prazo de 60 dias ao líder supremo iraniano para negociar antes dos ataques. “Presidente escreveu carta ao líder supremo dizendo: nos próximos 60 dias queremos acordo. Se não virmos progresso, temos outras alternativas”, afirmou. Empresário Steve Witkoff negociou via governo de Omã, com proposta “muito generosa” apresentada por escrito.
Rubio contestou avaliações de inteligência sobre ausência de ordem política iraniana para armas nucleares. “Questão irrelevante. Não importa se ordem foi dada. Eles têm tudo que precisam para construir armas nucleares”, disse. Para ele, Irã já possui urânio enriquecido a 60%, mísseis e infraestrutura necessária.
O secretário sugeriu que o Irã entregue estoque de urânio enriquecido para outros países diluírem. “O que devem fazer é trazer material do subsolo e entregar. Vários países no mundo vão aceitar e diluir”, afirmou.
Por: Estadão Conteúdo
A Romênia rechaçou neste domingo, 14, o que chamou de "ações irresponsáveis" da Rússia, que…
Em meio aos esforços para reindustrializar a economia norte-americana, o presidente dos Estados Unidos, Donald…
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, visitou neste domingo o Muro das…
Carlo Ancelotti voltou a falar sobre Neymar em entrevista ao jornal L'Équipe, da França. O…
João Fonseca esteve muito perto de perder para o experiente Stefanos Tsitsipas, ex-número 3 do…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 14/09/2025 15:55 Um terremoto de magnitude 5,1…
This website uses cookies.