Categories: BRASIL

ESPÍRITO SANTO: estado registra 26,5 mil casos prováveis e 1 óbito por dengue em 2025

O Espírito Santo já registrou 26.539 casos prováveis de dengue, em 2025, mostram dados do Ministério da Saúde. No período, foi registrado UM óbito em decorrência da doença.

Diante disso, autoridades de saúde e a população precisam continuar mobilizadas na prevenção aos focos do mosquito transmissor da dengue e atentos aos sintomas da dengue.

É o que ressalta o secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Fabiano Geraldo Pimenta Junior. “Que numa ação sinérgica, apoiados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios, nós possamos garantir a continuidade das ações de orientação da população, avaliando se tem criadouros potenciais do mosquito aedes aegypti, para que quando retornarem as chuvas e outras condições mais favoráveis à transmissão da doença, nós tenhamos baixa infestação e, portanto, menor possibilidade de ocorrência de epidemias.”

De olho nos municípios com alta transmissão da dengue ou número de casos em ascensão em 2025, o Ministério da Saúde realiza ações de enfrentamento em 10 cidades capixabas. Desde que ativou o Centro de Operações de Emergências para Dengue e outras arboviroses, o Ministério intensificou as ações para conter o avanço da dengue no estado, além de garantir atendimento adequado à população nos municípios mais afetados.
    
A campanha nacional contra a dengue realizada pelo Ministério da Saúde reforça: estar atento aos sintomas que o corpo emite é essencial para uma resposta rápida e eficaz. O atendimento de um profissional de saúde logo após o surgimento dos primeiros sintomas é fundamental para evitar que a dengue se agrave.

A estudante Ana Paula Brumatti, de 23 anos, de Colatina (ES), teve dengue recentemente, sempre com fortes dores, febre e desidratação. Ela relata que buscou atendimento médico. “Então, procurei o pronto-socorro da cidade e fui atendida. E, a princípio, eram esses sintomas. Depois, comecei a ficar com mais fraqueza. Me senti, assim, cansada para fazer as atividades do dia a dia. Desidratei muito e precisei tomar soro. Foi assim, um período bem difícil, porque morava sozinha e tinha que tentar me virar. Cheguei a ir, em uma semana, três vezes, para o pronto-socorro, para tomar soro, para me reidratar, porque tinha perdido muito líquido com a diarreia.”

Atenção: se estiver com febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo são sintomas de dengue. Percebeu os sintomas? Beba bastante água, não tome remédios por conta própria e procure um serviço de saúde mais próximo.

Saiba mais em gov.br/mosquito ou ligue 136.

Brasil 61

Recent Posts

Barbalho diz que decisão de explorar petróleo na bacia do Amazonas tem ‘robustez técnica’

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), classificou como uma "decisão técnica" robusta a liberação…

22 minutos ago

com 90% dos votos apurados, partido de Milei avança nas eleições legislativas

Com 90% dos votos apurados até o momento, o partido A Liberdade Avança, do presidente…

1 hora ago

HSBC reconhecerá provisão de US$ 1,1 bi no terceiro tri, após decisão judicial no caso Madoff

O HSBC informou que reconhecerá uma provisão de US$ 1,1 bilhão em seus resultados do…

1 hora ago

veja quem foi eliminado, classificação

Lucas Leto foi o eliminado da Dança dos Famoso neste domingo, 26. Entre os participantes…

2 horas ago

Navio de guerra norte-americano atraca em Trinidad e Tobago, próximo à Venezuela

Um navio de guerra dos Estados Unidos atracou na capital de Trinidad e Tobago, com…

3 horas ago

Reeves lidera delegação do Reino Unido à Arábia Saudita nesta 2ªF para fortalecer comércio

A ministra das Finanças britânica, Rachel Reeves, lidera uma delegação empresarial do Reino Unido para…

3 horas ago

This website uses cookies.