A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta quarta-feira, 17, esperar que o Congresso não rasgue o regimento interno da Casa e a Constituição ao votar a Proposta de Emenda à Constituição da Blindagem, conhecida como PEC da Blindagem, por dificultar investigações e processos de prisão contra parlamentares.
Segundo a ministra, o fato de o Congresso revisar uma decisão que já foi derrubada em plenário, como o voto secreto para a PEC, que foi derrotado na madrugada, é atacar a democracia e abrir um precedente perigoso. Para ela, o argumento poderia ser usado por políticos que perderem as eleições e quiserem questionar o resultado.
“O voto secreto foi derrotado legitimamente pelos parlamentares que estão contra essa PEC. Revisitar essa questão não só é inconstitucional, mas coloca em risco a democracia como nós conhecemos”, disse.
A ministra também elogiou o Supremo Tribunal Federal (STF), o qual chamou de bastião da democracia e da soberania. “Não existe meia-verdade como não existe meia democracia como não existe meia soberania, ou você tem um povo soberano, o governo é do Brasil e não de nenhum outro País”.
Tebet participou nesta quarta-feira de um seminário sobre risco fiscal judiciário organizado pelos ministérios da Fazenda e Planejamento e pela Advocacia-Geral da União (AGU). Sobre o tema, ela afirmou que a revisão da judicialização fiscal é quase uma reforma administrativa e que o governo mostrará o impacto da crescente judicialização nas contas públicas.
Por: Estadão Conteúdo
A Polícia Civil de Goiás, por intermédio da Delegacia de Polícia de Ceres – 10ª…
Em 2026, o ano será regido por Marte, planeta associado à ação, à força vital…
A cidade de Goianésia recebeu, nesta segunda-feira (29), a ação Virada Ambiental, que resultou no…
A ceia de Ano-Novo é indiscutivelmente uma das partes mais memoráveis e esperadas das festividades…
Uma das provas mais icônicas do Brasil chega à centésima edição este ano: a São…
O homem suspeito de esfaquear a ex-companheira e o enteado de 22 anos sofreu uma…
This website uses cookies.