O governo da Espanha anunciou nesta segunda-feira (8) um pacote de nove novas medidas para tentar frear o conflito em Gaza e reforçar o apoio à população palestina. Em declaração no Palácio de La Moncloa, o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, afirmou que as ações têm como objetivo “deter o genocídio em Gaza, perseguir seus executores e apoiar a população palestina”.
Segundo comunicado, Sánchez criticou duramente a resposta militar israelense aos atentados do Hamas em outubro de 2023, afirmando que a operação “acabou se convertendo em uma nova onda de ocupações ilegais e em um ataque injustificável contra a população civil palestina”. “Uma coisa é proteger o seu país e outra muito diferente é bombardear hospitais e matar de fome crianças inocentes”, destacou o premiê.
Entre as novas medidas estão um decreto para consolidar juridicamente o embargo de armas a Israel, a proibição do trânsito por portos espanhóis de navios que transportem combustíveis para as forças armadas israelenses e a negação de acesso ao espaço aéreo espanhol a aeronaves que levem material de defesa. Também será vedada a entrada em território espanhol de pessoas ligadas ao “genocídio, à violação de direitos humanos e aos crimes de guerra em Gaza”.
O governo ainda proibirá a importação de produtos de assentamentos ilegais em Gaza e na Cisjordânia, limitará serviços consulares a cidadãos espanhóis residentes nesses locais e reforçará a cooperação com a Autoridade Palestina em áreas como agricultura, segurança alimentar e assistência médica. Além disso, a contribuição à Agência das Nações Unidas para Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês) será ampliada em 10 milhões de euros, e a ajuda humanitária para Gaza alcançará 150 milhões de euros até 2026.
Por: Estadão Conteúdo
A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), responsável pela fiscalização…
A partir desta sexta-feira (13), todos os receituários para prescrição de medicamentos controlados podem ser…
Uma ação integrada da Polícia Militar resultou na prisão do suspeito de ter cometido um…
Natural de Luziânia (GO), Ramon Andrade, conhecido artisticamente como Ramon Phanton, construiu ao longo de…
O Corpo de Bombeiros Militar estará presente de forma estratégica durante a realização do Carnaval…
Consumidores passam a ter garantido, por lei, o direito de receber boleto impresso em Goiás.…
This website uses cookies.