'Era Ancelotti' eleva esperança com seleção, deixa notícias boas, mas enfrenta pendências


Na primeira Data Fifa comandando a seleção brasileira, o italiano Carlo Ancelotti plantou importantes sementes que podem render frutos para o time nacional até a Copa do Mundo de 2026. Na terça-feira, o Brasil carimbou o passaporte rumo ao Mundial ao vencer o Paraguai, por 1 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo.

Uma das principais dificuldades do Brasil ao longo das Eliminatórias da Copa se concentrava na defesa. A seleção havia sofrido 16 gols em 14 jogos. Pela primeira vez nas Eliminatórias, a meta brasileira não foi vazada. Ancelotti manteve a linha defensiva com Vanderson, Marquinhos, Alexsandro e Alex Sandro nos jogos com Paraguai e Equador. Alexsandro, do Lille, é a grata surpresa dessa convocação. Pela primeira vez vestiu a “amarelinha” e saiu aplaudido em seu debute.

O ataque também foi mais criativo no jogo com o Paraguai. Ancelotti mudou o esquema tático, abriu o meio-campo com três volantes e colocou Raphinha para ajudar na construção dos ataques com Martinelli, Matheus Cunha e Vinícius Júnior.

Vini Jr., por sinal, deu as caras novamente na seleção brasileira. Marcou na vitória sobre o Paraguai o primeiro gol da “Era Ancelotti”. Depois de um longo trabalho com o italiano no Real Madrid, o atacante espera encontrar o sucesso com o time nacional. No entanto, com o cartão amarelo recebido na terça, é desfalque certo para o próximo jogo das Eliminatórias.

Se Vini Jr. não estará em campo contra o Chile, em setembro, Ancelotti poderá contar com a volta de outros conhecidos. Rodrygo, Estêvão e até mesmo Éder Militão, que sofreu uma grave lesão no joelho em novembro de 2024, podem retornar às convocações.

O placar magro pode ter deixado a sensação de que a seleção ainda pode render mais com Ancelotti. Erros na conclusão das jogadas foram determinantes para o Brasil não conseguir uma vitória maiúscula.

Classificado, o Brasil volta a jogar apenas no dia 9 ou 10 de setembro diante do Chile. A tendência é que o jogo seja realizado no Maracanã, no Rio. Ancelotti gostaria de comandar a seleção no palco mais emblemático do futebol ao menos uma vez antes da Copa. “É bom que todo o País tenha a oportunidade de ver a seleção brasileira. Isso alimenta a paixão nacional. É algo que queremos fazer”, argumentou Ancelotti.

Depois de enfrentar os eliminados chilenos, o Brasil encerrará a disputa das Eliminatórias na altitude boliviana. A Bolívia tem mandado seu jogos em El Alto, cidade cuja altitude é de 4.150 metros. A seleção boliviana ainda disputa com a Venezuela um lugar na repescagem intercontinental.

Tanto contra Chile como diante da Bolívia, Ancelotti não terá adversários do nível que gostaria para medir o potencial da seleção brasileira. Mesmo assim, o italiano tentará extrair o máximo que puder de uma Data Fifa para cumprir tabela. O Brasil ainda fará amistosos nos meses de outubro e novembro, provavelmente contra adversários da África, Ásia e da Europa, incluindo o Real Madrid.

Outro motivo de dúvidas na seleção é Neymar. “Neymar pode jogar em qualquer lugar do campo. Pode jogar como 10 ou na posição que Vini Jr. jogou (à esquerda)”, explica Ancelotti. O jogador do Santos ficou fora desta convocação, conversou com o italiano e pode retornar quando estiver 100%. Neste ciclo, desde a Copa do Catar, foram raras as vezes em que o atleta esteve totalmente pronto fisicamente para uma partida pela seleção.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 24/08/2025

Neste domingo, o movimento dos astros trará uma energia voltada para organização, reflexão e amadurecimento,…

3 horas ago

Mundial de GR: Brasil conquista prata inédita no conjunto geral

A expectativa do público em torno da participação do time brasileiro no Mundial de ginástica…

4 horas ago

Grêmio decepciona sua torcida ao empatar sem gols com o Ceará pelo Brasileirão

O Grêmio perdeu a chance de conquistar a segunda vitória seguida para seguir subindo na…

5 horas ago

Boxeador nigeriano de 52 anos obtém nocaute em seu retorno após 20 anos preso

Por Wilson Baldini Jr. - 23/08/2025 22:55 O nigeriano Ike Ibeabuchi, de 52 anos, voltou…

5 horas ago

Athletico-PR vence o CRB em Maceió, encerra má fase e volta a sonhar na Série B

Sonhando com uma aproximação ao grupo de acesso, o Athletico-PR visitou o CRB, na noite…

5 horas ago

Dado Dolabella e Luan Pereira dão versões diferentes sobre suposta agressão

Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/08/2025 22:02 Dado Dolabella e Luan Pereira…

6 horas ago

This website uses cookies.