GOIAS

Equatorial Goiás reforça combate ao furto de cabos e materiais com nova edição da Operação Equi-Cobre

O Grupo Equatorial realizou, nesta sexta-feira, 22, mais uma edição da Operação Equi-Cobre, uma iniciativa estratégica com as Polícias Militar e Civil que acontece três vezes ao ano, nos sete estados onde a companhia opera a distribuição (Rio Grande do Sul, Goiás, Alagoas, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá). A operação tem como objetivo combater o comércio ilícito de materiais pertencentes à concessionária, fortalecer a parceria com órgãos de segurança pública e conscientizar a sociedade sobre os riscos e impactos desse tipo de crime.

A ação intensifica o combate ao furto de cabos de cobre e visa proteger a infraestrutura essencial de energia para garantir a continuidade do serviço para milhões de brasileiros onde o Grupo Equatorial opera com a distribuição de energia elétrica. “O furto de cabos e equipamentos não é apenas um crime contra o patrimônio, mas também coloca em risco a vida da população, prejudica o fornecimento de energia e impacta serviços essenciais como hospitais, escolas e centros comerciais”, informou o gerente Corporativo de Segurança Empresarial, Johnathan Costa.

Durante a operação em Goiás, equipes de segurança empresarial, em conjunto com as forças policiais, fiscalizaram 27 estabelecimentos de reciclagem e ferros-velhos em busca de cabos, fios e equipamentos desviados do sistema elétrico. Ao todo, foram apreendidos 203 quilos de cabos de cobre. Apesar de não ter tido prisões, a ação teve caráter educativo. Foram distribuídos cartazes com o número 0800 para denúncias anônimas, incentivando a participação da população no combate a essa prática criminosa. “Agradecemos o apoio estratégico das Polícias Militar e Civil que tem sido fundamental para o êxito da operação. A integração entre segurança pública e setor privado é um pilar essencial no enfrentamento desse desafio”, destacou Johnathan Costa.

A Equatorial Energia segue investindo em tecnologia, inteligência corporativa e parcerias estratégicas para prevenir perdas, aumentar a segurança do sistema elétrico e apoiar as autoridades no combate ao crime organizado. A empresa reforça à sociedade o alerta sobre os riscos do manuseio irregular de cabos energizados, e pede aos comerciantes e a população a serem aliados no enfrentamento ao comércio ilegal de cobre.

Operação Equi-Cobre nacional

Nos estados onde o Grupo Equatorial atua (Rio Grande do Sul, Goiás, Alagoas, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá) foram vistoriados 73 locais, com a apreensão de mais de uma tonelada de cabos de cobre e sete transformadores. Ao todo, três pessoas foram presas.

Legislação mais rígida

De acordo com a Lei nº 15.181, sancionada em 28 de julho de 2025, os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos e equipamentos utilizados no fornecimento ou transmissão de energia elétrica agora têm punições mais severas. A pena para furto qualificado de materiais usados em serviços essenciais foi elevada para 2 a 8 anos de reclusão, além de multa. Em casos de roubo que comprometa serviços públicos essenciais, a pena passa a ser de 6 a 12 anos de reclusão e multa.
Para o crime de receptação simples, a pena pode chegar a 4 anos de reclusão e multa. No caso de receptação qualificada, a pena é de até 8 anos, mas pode ser dobrada se envolver bens ligados a serviços essenciais, podendo chegar a até 16 anos de reclusão e multa.

Combate às perdas e reforço à segurança da rede

A Equatorial Goiás mantém ações permanentes de fiscalização para coibir irregularidades no sistema elétrico. Desde o início da concessão, há dois anos e meio, já foram realizadas 636 operações, com 376 prisões. Somente em 2025, já foram feitas 200 operações e 111 prisões. Os dados refletem o esforço conjunto entre a distribuidora e os órgãos de segurança pública no enfrentamento ao furto de energia, que causa prejuízos ao sistema e compromete a segurança da população.

Como denunciar

A Equatorial Goiás destaca a importância da participação da população no combate ao furto de energia. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio da Central de Atendimento, pelo número 0800 062 0196.

Dener Rafael

Recent Posts

Congresso tem projetos para dar impulso e garantias para barateamento do crédito

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Congresso Nacional tem projetos a votar…

7 minutos ago

Netanyahu descreve ataque que matou 20 pessoas, incluindo 5 jornalistas,como ‘acidente trágico’

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que o ataque israelense a um hospital na Faixa…

8 minutos ago

Ancelotti investe em novos jogadores em convocação para Eliminatórias

A seleção brasileira masculina de futebol, já classificada para o Mundial de 2026, entrará em…

22 minutos ago

preços de hospedagem estão chegando em ‘patamar razoável’

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse nesta segunda-feira, 25, que a necessidade de…

24 minutos ago

Comunicação do Fed poderia fazer mais para transmitir variedade de pontos de vista, diz Logan

A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Dallas, Lorie Logan, afirmou…

25 minutos ago

Argentina investiga círculo próximo a Milei por corrupção em benefícios

A polícia argentina invadiu na sexta-feira, 22, mais de uma dúzia de casas e escritórios…

27 minutos ago

This website uses cookies.