O sistema reprodutor masculino também passa por mudanças com o tempo. A partir dos 40 anos, os níveis de testosterona começam a cair em média 1% ao ano. Isso acontece por redução na produção do hormônio nos testículos, menor eficiência do controle hormonal e aumento da conversão de testosterona em estrógeno, especialmente em homens com excesso de gordura abdominal.
Essas alterações podem causar perda de massa muscular, aumento da gordura corporal, queda da libido, alterações no humor e no sono, além de maior risco de osteoporose.
Com o tempo, a fertilidade também pode diminuir por mudanças na qualidade dos espermatozoides, além de alterações na ejaculação e na ereção, causadas por envelhecimento dos vasos, nervos e queda hormonal.
A boa notícia é que hábitos saudáveis, como manter o peso, fazer exercícios, dormir bem e controlar o estresse, ajudam a retardar esses efeitos. E para quem já apresenta sintomas, existem tratamentos eficazes. Procure um urologista para uma avaliação individualizada.
Fonte: Brasil 61
Por Wilson Baldini Jr. - 23/08/2025 22:55 O nigeriano Ike Ibeabuchi, de 52 anos, voltou…
Sonhando com uma aproximação ao grupo de acesso, o Athletico-PR visitou o CRB, na noite…
Por Redação O Estado de S. Paulo - 23/08/2025 22:02 Dado Dolabella e Luan Pereira…
O Partido dos Trabalhadores (PT) está convocando mobilizações em todos os Estados para o próximo…
A poucos dias de completar um ano da morte de Juan Izquierdo, o Nacional-URU fez…
O presidente do PT, Edinho Silva, defendeu, neste sábado, 23, que as "principais lideranças do…
This website uses cookies.