O sistema reprodutor masculino também passa por mudanças com o tempo. A partir dos 40 anos, os níveis de testosterona começam a cair em média 1% ao ano. Isso acontece por redução na produção do hormônio nos testículos, menor eficiência do controle hormonal e aumento da conversão de testosterona em estrógeno, especialmente em homens com excesso de gordura abdominal.
Essas alterações podem causar perda de massa muscular, aumento da gordura corporal, queda da libido, alterações no humor e no sono, além de maior risco de osteoporose.
Com o tempo, a fertilidade também pode diminuir por mudanças na qualidade dos espermatozoides, além de alterações na ejaculação e na ereção, causadas por envelhecimento dos vasos, nervos e queda hormonal.
A boa notícia é que hábitos saudáveis, como manter o peso, fazer exercícios, dormir bem e controlar o estresse, ajudam a retardar esses efeitos. E para quem já apresenta sintomas, existem tratamentos eficazes. Procure um urologista para uma avaliação individualizada.
Fonte: Brasil 61
Esta terça-feira será marcada por reflexões, ajustes e conversas necessárias, favorecendo decisões mais conscientes e…
O Botafogo chegou a um acordo com o técnico argentino Martín Anselmi para assumir o…
O Governo do Brasil criou, na última sexta-feira (19), a Secretaria Extraordinária para a Copa…
O Natal é um dia que nos inspira a compartilhar momentos especiais com família e…
No município de Paranaiguara, no Sudoeste Goiano, uma história de superação e amor pelo que…
O Brasil encerra o ano de 2025 na 5ª colocação do ranking de seleções da…
This website uses cookies.