O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, repetiu nesta quinta-feira, 18, que avançar na oferta de linhas de crédito mais baratas, com garantia e aumento na competição, é um dos pilares da sua agenda. Ele lembrou que, hoje, os juros pagos por consumidores são múltiplos da taxa Selic.
“Isso decorre, muitas vezes, porque você não tem ou garantias para aquele processo, ou um processo de execução de liquidez daquelas garantias adequadas, ou ainda um custo que pode ser mais alto, por outras razões de um custo operacional”, disse o presidente do BC, em um evento sobre crédito consignado, na sede da autarquia em Brasília.
Nos últimos meses, Galípolo vem repetindo que o fato de os juros pagos na ponta pelos consumidores serem muito superiores à taxa Selic reduz a sensibilidade do crédito à Selic. Na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros em 15% ao ano, pela segunda reunião seguida.
Segundo o banqueiro central, é importante avançar na oferta de linhas de crédito mais barato e com mais competição. Ele citou o Open Finance como um caminho para alcançar esse segundo objetivo.
Galípolo aproveitou para afirmar que a higidez do sistema financeiro são “inegociáveis”, e que não há contradição entre aumentar a competição – inclusive via tecnologia – e garantir a segurança.
“Quanto mais seguro, melhor vai ser para o cidadão. Quanto mais opções ele tiver, melhor vai ser para o cidadão”, disse o presidente do BC.
Por: Estadão Conteúdo
Janeiro de 2026 abrirá um novo ciclo vibracional marcado por consciência, ajustes internos e escolhas…
A Prefeitura de Goianésia recebeu uma nova ambulância, que passa a integrar a frota da…
O ano de 2026 tem a energia do Cavalo, mas cada mês apresenta a referência…
A chegada do Ano-Novo inspira tradição, renovação e momentos que valorizam a união à mesa.…
Um homem foi morto a golpes de faca dentro de uma residência no Bairro Jardim…
Os cangurus são marsupiais nativos da Austrália e pertencem à família Macropodidae, que significa literalmente…
This website uses cookies.