Entenda como o estresse pode resultar em problemas gastrointestinais



Sintomas como dor abdominal, diarreia, constipação, náuseas e gases podem indicar alterações no intestino, muitas vezes associadas ao estresse. Embora não seja a única origem, ele é um dos principais desencadeadores ou agravantes dos chamados distúrbios gastrointestinais funcionais e, em alguns casos, chega a ser o fator predominante.

O estado emocional influencia significativamente o funcionamento do sistema gastrointestinal porque existe uma série de vias nervosas, hormonais e imunológicas entre o cérebro e o intestino. Diante disso, em um cenário estressante, acontece a liberação de um hormônio que altera movimento, sensibilidade, secreção, regeneração e microbiota do intestino.

Sintomas e diagnósticos comuns

Segundo o Dr. Isaac Altikes, gastroenterologista do Hospital Santa Catarina – Paulista, os sinais de estresse recebidos pelo corpo são traduzidos em respostas inflamatórias e neuroquímicas no trato gastrointestinal pelos mastócitos (células do sistema imunitário) e mediadores neuroendócrinos (hormônios e neurotransmissores produzidos por células neuroendócrinas que controlam a motilidade e a secreção digestiva).

Nesse cenário, além dos sintomas iniciais, a pessoa pode ter inchaço abdominal, sensação de evacuação incompleta e urgência evacuatória. Em alguns casos, os sinais corporais ultrapassam os limites do intestino, levando a fadiga e cefaleia. Hipersensibilidade visceral e abdominal sem uma causa clara e identificável são indícios característicos de distúrbios funcionais relacionados à sobrecarga emocional.

Conforme o médico, para esses casos, os diagnósticos mais comuns são:

  • Síndrome do Intestino Irritável (SII);
  • Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE);
  • Dispepsia funcional;
  • Exacerbação dos sintomas das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), como doença de Crohn e retocolite ulcerativa.

“Na Síndrome do Intestino Irritável, é comum que o paciente sinta dor abdominal recorrente quando acontecem alterações no hábito intestinal, como diarreia ou constipação. Nesses casos, o estresse psicológico acaba intensificando ainda mais a dor. Esses distúrbios afetam os indivíduos por meio de sintomas persistentes, redução da qualidade de vida, ausência no trabalho e declínio do bem-estar”, explica o Dr. Isaac Altikes.

Cuidar da saúde mental é essencial para reduzir sintomas gastrointestinais e melhorar a qualidade de vida (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)

Tratamento multidisciplinar

O tratamento para os distúrbios gastrointestinais quando o estresse é a principal causa precisa ser multifatorial, incluindo medicações direcionadas aos sintomas predominantes, além de abordagens psicoterapêuticas, como Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), hipnoterapia dirigida ao intestino e técnicas de manejo emocional.

“As intervenções psicológicas ajudam na redução dos sintomas e moderação da resposta ao estresse. Por isso, cuidar da saúde mental é essencial para a melhora clínica. A comunicação contínua entre gastroenterologista, psicólogo e psiquiatra também é benéfica para um tratamento mais completo e eficaz”, destaca o Dr. Isaac Altikes.

Hábitos que favorecem o bem-estar

Mesmo após o tratamento, a educação sobre o eixo cérebro-intestino e o fortalecimento da relação entre médico e paciente são condutas importantes para proteger a saúde intestinal, mesmo em momentos de estresse. A adoção de hábitos saudáveis diários também faz toda a diferença, como a prática regular de atividade física, técnicas de relaxamento, como a respiração diafragmática, meditação e yoga, além de uma dieta equilibrada com consumo de fibras e probióticos.

Por Camila Parreira





Fonte: Portal EdiCase

Redação EdiCase

Recent Posts

Taxas futuras de juros sobem, seguindo exterior e cautela com possíveis sanções dos EUA

A curva a termo percorreu o pregão desta sexta-feira, 12, em elevação modesta. Para participantes…

5 minutos ago

Janja posta memes depois de condenação de Bolsonaro pelo STF

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, publicou dois memes nos stories de seu perfil…

8 minutos ago

Ibovespa tem moderada correção no dia após recordes e recua 0,26% na semana

A cautela de véspera de fim de semana predominou na B3 nesta sexta-feira, 12, após…

13 minutos ago

Bolinha, Samurai e Rebeca garantem três finais para o boxe brasileiro no Mundial de Liverpool

O boxe brasileiro garantiu, nesta sexta-feira, três finais no Mundial de Liverpool, na Inglaterra. Rebeca…

15 minutos ago

PCGO e PMGO prendem dupla em flagrante por tráfico de drogas em Cristalina – Policia Civil do Estado de Goiás

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic) de…

20 minutos ago

menina teria batido cabeça ao levar tapa por recusar beijo

Laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que a morte da estudante Alícia Valentina, no…

22 minutos ago

This website uses cookies.