Começou nesta segunda-feira, 30, o encontro de sherpas (representantes dos líderes nacionais) do Brics no Rio de Janeiro. Os negociadores buscarão construir uma declaração sobre inteligência artificial, clima e saúde, a ser acordada pelos líderes na Cúpula do Brics no Rio, nos dias 6 e 7. A previsão é de que os trabalhos dos sherpas, que se desenrolam num hotel na zona sul do Rio, sejam encerrados na sexta, 4, mas é possível que se estendam até a madrugada de sábado, 5, disse uma fonte próxima aos negociadores.
O Brics é formado por 11 países membros: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. O sherpa do Brasil no Brics e coordenador dos trabalhos é o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores.
Além dos membros plenos, podem participar das reuniões ministeriais – sem negociar e votar – os países parceiros do Brics: Belarus, Bolívia, Casaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Usbequistão.
Temas da Cúpula
Em relação à Inteligência Artificial (IA), a ideia é garantir que o Sul Global tenha voz no debate sobre o tema, que vem sendo liderado por EUA, União Europeia e China, que também é integrante do Brics. A expectativa dos negociadores é criar uma governança global para que a tecnologia seja usada de maneira ética, e a fim de resolver problemas globais como a pobreza, déficits educacionais, mudança do clima e doenças. Uma fonte próxima às negociações afirmou que o reconhecimento facial será um dos temas da reunião dos sherpas.
Na última semana, os ministros de Ciência, Tecnologia e Inovação do grupo assinaram uma declaração que reforça a importância de ampliar o acesso e o domínio de tecnologias e inovações pelo Sul Global.
No campo da saúde, o principal tópico é a garantia de ampla vacinação, especialmente para eliminar as chamadas “doenças socialmente determinadas”, cuja disseminação está relacionada a fatores como fome, pobreza e acesso precário à moradia.
Neste mês, os ministros da Saúde do Brics aprovaram uma declaração final voltada a recomendar a criação de uma parceria para eliminar doenças socialmente determinadas. A declaração prevê também a ampliação de cooperação para vacinas que catalise as ações dos países do Sul Global.
Em relação ao ambiente, o foco é na mudança do clima. No fim do mês passado, representantes de alto nível do Brics assinaram um compromisso abordando caminhos para concretizar ações contra a mudança do clima no Sul Global.
“Pela primeira vez, vai ter um documento que orienta uma ação comum e coletiva do Brics na área de financiamento climático envolvendo, por exemplo, reformas de bancos multilaterais, um maior financiamento concessional, mobilização também de capital privado e outras questões regulatórias também para assegurar que os fluxos possam fluir para os países em desenvolvimento”, disse em nota a embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda.
Os sherpas dos membros do Brics já se reuniram em fevereiro, em Brasília, e em abril, no Rio. No primeiro encontro, foram aprovados temas centrais propostos pelo Brasil , como a revisão da Parceria Estratégica na Área Econômica, plano de cinco anos que passa por renovação sob a liderança brasileira.
No segundo encontro, o destaque foi o consenso de que o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) deve ser o principal agente de financiamento da industrialização do Sul Global.
Por: Estadão Conteúdo
Nesta sexta-feira, os movimentos dos astros favorecerão transformações e momentos de introspecção. Enquanto alguns nativos…
O esperado confronto entre o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro, e Cruzeiro, que buscava uma…
Apesar de ter saído atrás no placar, o Criciúma não se entregou e conseguiu um…
Luiz Gustavo, aos 38 anos, foi o melhor jogador da vitória do São Paulo sobre…
No jogo mais esperado da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, tido por muitos como uma…
Atual campeão da Copa Libertadores de futebol feminino, o Corinthians estreou na competição com um…
This website uses cookies.