Enchentes tiveram impacto apenas de curto prazo no IPCA do RS em 2024, mostra BC


As enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio de 2024 causaram impactos de curto prazo na inflação do Estado, mas esses efeitos foram quase totalmente devolvidos já em junho. Além disso, os preços na região subiram menos do que no restante do Brasil entre maio e dezembro. A conclusão é de um box do Boletim Regional do Banco Central, publicado antecipadamente nesta quarta-feira, 21.

Segundo o estudo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) da Região Metropolitana de Porto Alegre foi 0,41 ponto porcentual maior do que a inflação nacional em maio. No entanto, a taxa regional ficou 0,35 ponto abaixo da brasileira em junho. No acumulado de maio a dezembro, a alta de preços na capital gaúcha foi 0,6 ponto menor do que a do agregado do País, destaca a autarquia.

Os preços de alimentos, que subiram com força logo após as enchentes, também passaram a avançar com menor intensidade no restante do ano, inclusive com deflação entre julho e setembro. O arroz, que sofreu impactos por atraso de distribuição após as enchentes, caiu no segundo semestre, beneficiado pela normalização da logística e pelas perspectivas de uma safra forte em 2025.

Os preços de bens industriais caíram já em maio, com comportamento heterogêneo: alta mais forte em itens como artigos de limpeza, e variações mais modestas em veículos novos e artigos de residência, por exemplo. No restante do ano, esse comportamento se inverteu, com queda nos preços do primeiro grupo e alta mais forte no segundo.

O mesmo ocorreu nos preços de serviços, com queda na demanda por restaurantes, academias e estacionamentos logo após a enchente, ocasionando uma variação mais modesta nos preços. Com a recuperação do RS, os preços de serviços passaram a crescer um pouco mais rápido do que no restante do País no acumulado entre maio e dezembro.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

UEG abre seleção para 300 vagas remanescentes do Vestibular 2025/2 – Portal Goiás

UEG oferece vagas para cursos com atividades presenciais e EAD em várias áreas (Foto: Marcelo…

4 minutos ago

Inscrições para Embaixadores da Cidadania terminam na quinta-feira – Portal Goiás

O Governo de Goiás abriu as inscrições para a 6ª edição do Programa Embaixadores da Cidadania.…

12 minutos ago

COP30 em Belém tem outra má notícia: 'péssimo indicativo'; saiba o que é

A falta de consenso para firmar o primeiro tratado internacional contra a poluição plástica é…

14 minutos ago

Joelma tira microfone de fã à força após ser criticada em show

Um momento que deveria ter sido especial entre a cantora Joelma e uma fã se…

19 minutos ago

7 receitas ricas em proteínas para o café da tarde

No meio da tarde, a pausa para um lanche ganha importância não apenas pelo sabor,…

29 minutos ago

Alerta do INMET: Umidade relativa do ar pode cair para 12% na região de Goianésia

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar…

34 minutos ago

This website uses cookies.