Empresas de Caldas Novas e de Catalão recebem Selo Alimento Confiável

Na última sexta-feira, 12, duas empresas da regional Sul do Sebrae em Goiás encerraram o ano com um selo importante para a região: a certificação do Programa Alimento Seguro. Isso significa que a Cachaçaria Vale das Águas Quentes e Biscoito 7 Avós passaram por avaliações rigorosas e certificações que atestam a segurança, higiene e qualidade de seus produtos e processos, seguindo normas como as da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e padrões internacionais.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Senai, Sebrae e Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e integra ações do Programa Alimento Confiável, desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (IST Alimentos), com foco na implantação e implementação de boas práticas, capacitação técnica e acesso a tecnologias adequadas, em consultorias 100% subsidiadas.

A receita da marca é tradicional de família, com mais de 100 anos de história, adaptada para o dia a dia

Há 8 anos a Biscoito 7 Avós, localizada em Catalão, está sob o comando de Laise Porto e seu esposo, que produz alimentos 100% naturais com menos sal, menos óleo, sem glúten e sem leite, com o mesmo amor e cuidado das avós, resgatando uma receita tradicional de família com mais de 100 anos de história, adaptada para o dia a dia. Em 2023 ela recebeu o Selo Alimento Confiável, reafirmando o compromisso com a segurança alimentar, a qualidade e a transparência e agora no ciclo 2, novamente a empresa foi certificada. “O Sebrae com certeza é um grande incentivador de tudo isso”, afirmou a empresária.

A parceria entre os proprietários e o Sebrae Goiás é bastante saudável. Laise já realizou vários cursos e consultorias, além do Sebraetec e Empretec. Ainda em 2023 a empresa participou do livro comemorativo de 50 anos da instituição, como exemplo de empreendedorismo com propósito. Em 2025 foram convidados a participar de outra comemoração, a do projeto Chama o Sebrae, com vídeo divulgado no Canal do Youtube.

Por ser um produto leve, natural, sem glúten, sem leite e com pouco óleo e sal, o Biscoitos 7 Avós tem venda garantida em hospitais e escolas de Catalão, São Paulo e Brasília

Hoje a marca é fornecedora de hospitais e escolas, com produtos leves, naturais e seguros para compor lanches e refeições equilibradas e está presente em Catalão, São Paulo e Brasília. “O apoio do Sebrae na jornada da Biscoito 7 avós foi fundamental em todas as etapas da nossa caminhada. Desde a gestão até os processos produtivos recebemos orientações que nos ajudaram a profissionalizar o negócio sem perder a essência da nossa história”, garantiu Laise.

Em Caldas Novas, a Cachaçaria Vale das Águas Quentes se destaca pela produção artesanal e pela valorização da identidade regional. Além da famosa cachaça de Caldas Novas, a empresa também produz açúcar mascavo, rapadura e melado, tudo em conformidade com a tradição dos antigos alambiques coloniais e sob rígidos padrões de qualidade.

A Cachaçaria Vale das Águas Quentes, de Caldas Novas, se destaca pela produção artesanal e pela valorização da identidade regional

Padrões esses que também certificaram a empresa com o Selo Alimento Confiável, concedido a empreendimentos que atendem a critérios rigorosos relacionados à higiene, processos, rastreabilidade, armazenamento, manipulação e adequação às normas sanitárias. A certificação reforça a credibilidade das marcas e amplia sua competitividade no mercado.

A unidade rural da empresa, que fornece a matéria-prima e a particular de 300 hectares, localizada à 25 km de Caldas Novas. O plantio do canavial é feito de forma orgânica e os frutos naturais de cerrado como o pequi, curiola, murici, bacupari, jenipapo, gabiroba, mangaba, entre outros, são cuidadosamente selecionados para a fabricação dos licores artesanais.

Para a proprietária da Cachaçaria Vale das Águas Quentes, Isabela Lopes, conta que o Sebrae tem um importante papel nessa busca de qualidade e confiabilidade dod produtos produzidos pelas empresas

Para Isabela Lopes proprietária da cachaçaria, o processo de certificação foi mais delicado com os colaboradores que precisaram entender os manejos corretos e as boas práticas. “Foi preciso deixar bem claro pra eles a importância da certificação e como ela aumenta a confiança dos nossos clientes e parceiros”, afirmou.

Ela conta ainda que o Sebrae tem um importante papel nessa busca de qualidade e confiabilidade. “O apoio, a orientação e as capacitações ajudam o empreendedor a aprimorar processos, elevar o padrão dos produtos e garantir mais segurança para o consumidor”, concluiu.

Da esq. para dir.: Empresária Isabela Lopes, da Cachaçaria Vale das Águas Quentes e Laise Porto, do Biscostos 7 Avós, que receberam os certificados, acompanhadas pelo gerente da Regional Sul do Sebrae, Vitor Hugo Duarte e representante da Fieg/Senai

O gerente da regional Sul, Vitor Hugo Duarte disse que o Programa Brasil Mais Produtivo, juntamente com o Selo do Alimento Confiável, uma parceria entre Sebrae e Senai, são grandes iniciativas que fomentam o desenvolvimento das pequenas e médias indústrias e agroindústrias do estado. “A maioria das empresas atendidas pela nossa regional estão com acima de 95% de conformidade nas boas práticas de produção de alimentos”, enfatizou.

Para Vitor Hugo, isso mostra que “estamos no caminho certo e que essas empresas realmente estão dispostas a desenvolver os seus negócios para entregar produtos de cada vez mais qualidade para os consumidores.” Para a região sul do estado, a conquista do selo pelas duas empresas, segundo o gerente, reforça o potencial de Caldas Novas e Catalão como polos de produção de alimentos confiáveis e evidencia a importância de iniciativas que unem tradição, inovação e responsabilidade com a saúde do consumidor.

Fonte: Sebre Goiás

Redação

Recent Posts

SUS oferece vacina contra bronquiolite para bebês prematuros

A partir deste mês, bebês prematuros e com comorbidades poderão receber vacina contra bronquiolite no…

2 horas ago

Dudu da Papelaria sempre chama o Sebrae para melhorar o negócio | ASN Goiás

Carlos Eduardo Mendes de Alencar. Se você falar esse nome na cidade de Iporá, no…

5 horas ago

Aluguel Social abre inscrições para 10 mil vagas em 37 municípios – Portal Goiás

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) e o programa Goiás Social abrem inscrições para 10.182…

8 horas ago

Nota de Falecimento

O Grupo Divina Luz, com pesar, comunica o falecimento de Maria de Lourdes Pereira, ocorrido…

9 horas ago

Combustíveis sofrem alta generalizada no Centro-Oeste em janeiro, após ajuste do ICMS, aponta Edenred Ticket Log

Dados da mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que…

10 horas ago

Com apoio da Prefeitura, CampoSaúde leva saúde e cidadania ao Sindicato Rural de Goianésia

Goianésia recebe nesta sexta-feira, 06, mais uma edição do CampoSaúde, iniciativa que levará uma ampla…

14 horas ago

This website uses cookies.