Na última sexta-feira, 12, duas empresas da regional Sul do Sebrae em Goiás encerraram o ano com um selo importante para a região: a certificação do Programa Alimento Seguro. Isso significa que a Cachaçaria Vale das Águas Quentes e Biscoito 7 Avós passaram por avaliações rigorosas e certificações que atestam a segurança, higiene e qualidade de seus produtos e processos, seguindo normas como as da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e padrões internacionais.
A iniciativa é fruto de parceria entre o Senai, Sebrae e Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e integra ações do Programa Alimento Confiável, desenvolvido pelo Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (IST Alimentos), com foco na implantação e implementação de boas práticas, capacitação técnica e acesso a tecnologias adequadas, em consultorias 100% subsidiadas.
Há 8 anos a Biscoito 7 Avós, localizada em Catalão, está sob o comando de Laise Porto e seu esposo, que produz alimentos 100% naturais com menos sal, menos óleo, sem glúten e sem leite, com o mesmo amor e cuidado das avós, resgatando uma receita tradicional de família com mais de 100 anos de história, adaptada para o dia a dia. Em 2023 ela recebeu o Selo Alimento Confiável, reafirmando o compromisso com a segurança alimentar, a qualidade e a transparência e agora no ciclo 2, novamente a empresa foi certificada. “O Sebrae com certeza é um grande incentivador de tudo isso”, afirmou a empresária.
A parceria entre os proprietários e o Sebrae Goiás é bastante saudável. Laise já realizou vários cursos e consultorias, além do Sebraetec e Empretec. Ainda em 2023 a empresa participou do livro comemorativo de 50 anos da instituição, como exemplo de empreendedorismo com propósito. Em 2025 foram convidados a participar de outra comemoração, a do projeto Chama o Sebrae, com vídeo divulgado no Canal do Youtube.
Hoje a marca é fornecedora de hospitais e escolas, com produtos leves, naturais e seguros para compor lanches e refeições equilibradas e está presente em Catalão, São Paulo e Brasília. “O apoio do Sebrae na jornada da Biscoito 7 avós foi fundamental em todas as etapas da nossa caminhada. Desde a gestão até os processos produtivos recebemos orientações que nos ajudaram a profissionalizar o negócio sem perder a essência da nossa história”, garantiu Laise.
Em Caldas Novas, a Cachaçaria Vale das Águas Quentes se destaca pela produção artesanal e pela valorização da identidade regional. Além da famosa cachaça de Caldas Novas, a empresa também produz açúcar mascavo, rapadura e melado, tudo em conformidade com a tradição dos antigos alambiques coloniais e sob rígidos padrões de qualidade.
Padrões esses que também certificaram a empresa com o Selo Alimento Confiável, concedido a empreendimentos que atendem a critérios rigorosos relacionados à higiene, processos, rastreabilidade, armazenamento, manipulação e adequação às normas sanitárias. A certificação reforça a credibilidade das marcas e amplia sua competitividade no mercado.
A unidade rural da empresa, que fornece a matéria-prima e a particular de 300 hectares, localizada à 25 km de Caldas Novas. O plantio do canavial é feito de forma orgânica e os frutos naturais de cerrado como o pequi, curiola, murici, bacupari, jenipapo, gabiroba, mangaba, entre outros, são cuidadosamente selecionados para a fabricação dos licores artesanais.
Para Isabela Lopes proprietária da cachaçaria, o processo de certificação foi mais delicado com os colaboradores que precisaram entender os manejos corretos e as boas práticas. “Foi preciso deixar bem claro pra eles a importância da certificação e como ela aumenta a confiança dos nossos clientes e parceiros”, afirmou.
Ela conta ainda que o Sebrae tem um importante papel nessa busca de qualidade e confiabilidade. “O apoio, a orientação e as capacitações ajudam o empreendedor a aprimorar processos, elevar o padrão dos produtos e garantir mais segurança para o consumidor”, concluiu.
O gerente da regional Sul, Vitor Hugo Duarte disse que o Programa Brasil Mais Produtivo, juntamente com o Selo do Alimento Confiável, uma parceria entre Sebrae e Senai, são grandes iniciativas que fomentam o desenvolvimento das pequenas e médias indústrias e agroindústrias do estado. “A maioria das empresas atendidas pela nossa regional estão com acima de 95% de conformidade nas boas práticas de produção de alimentos”, enfatizou.
Para Vitor Hugo, isso mostra que “estamos no caminho certo e que essas empresas realmente estão dispostas a desenvolver os seus negócios para entregar produtos de cada vez mais qualidade para os consumidores.” Para a região sul do estado, a conquista do selo pelas duas empresas, segundo o gerente, reforça o potencial de Caldas Novas e Catalão como polos de produção de alimentos confiáveis e evidencia a importância de iniciativas que unem tradição, inovação e responsabilidade com a saúde do consumidor.
Fonte: Sebre Goiás
O Porto (Portugal) anunciou neste sábado (20) a contratação do zagueiro brasileiro Thiago Silva, que…
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou as datas dos amistosos da seleção brasileira contra…
Começar um novo ano é sempre um convite para reorganizar prioridades e, muitas vezes, esse…
A final da Copa do Brasil, no próximo domingo (21), não definirá o último campeão…
A musse de liquidificador é a sobremesa perfeita para quem procura um doce rápido e…
A terceira edição da Copinha Feminina terá o campeão definido neste sábado (20). A partir…
This website uses cookies.