Embratur diz que EUA reproduzem imagem ‘distorcida e ultrapassada’ do Brasil


A Embratur criticou a lista de lugares que turistas norte-americanos devem evitar no Brasil. O levantamento foi publicado pelo governo dos Estados Unidos e classifica os destinos em níveis de 1 a 4, referentes à periculosidade. Favelas, comunidades e cidades-satélite de Brasília estão no nível máximo de perigo, segundo o alerta.

“Repudiamos esse tipo de recomendação alarmista, que mais se presta à desinformação do que à proteção dos cidadãos americanos”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em comunicado divulgado neste sábado, 31.

O Brasil como um todo é classificado como de nível 2, mas três áreas têm nível 4. São elas: cidades-satélite de Brasília à noite, Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá; conjuntos habitacionais informais, como favelas, vilas, comunidades ou conglomerados; e qualquer lugar dentro de um raio de 160 km das fronteiras terrestres com Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela, excluídos o Parque Nacional de Foz do Iguaçu e o Parque Nacional do Pantanal.

Segundo a Embratur, o Brasil vive o melhor momento do turismo internacional de sua história. Apenas nos quatro primeiros meses de 2025, chegaram ao País 4,4 milhões de visitantes, com crescimento de 51% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo Freixo, a expectativa é chegar a 8 milhões de visitantes estrangeiros neste ano.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também se manifestou sobre a lista do governo dos EUA. Para ele, o levantamento foi feito sem qualquer tipo de embasamento. “Ando por todas essas cidades todos os dias, e a gente não vê falar de sequestro aqui em Brasília”, afirmou, durante um velório em Taquatinga neste sábado. “Até os sequestros relâmpagos que existiam mais no passado desapareceram.”

Ibaneis convidou o governo norte-americano a conhecer as cidades a serem evitadas. “Eles vão ver como as pessoas vivem com segurança e em paz”, disse.

EUA são segundo maior grupo de turistas no Brasil

Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas para o Brasil, com 306 mil visitantes entre janeiro e abril, aumento de 21,7%. “Esses números refletem uma realidade que se impõe: o Brasil é um destino acolhedor e seguro para os que desejam conhecer sua imensa diversidade natural e cultural”, disse Freixo. “A hospitalidade brasileira é reconhecida mundialmente. Aqui, todos são bem-vindos – independentemente de nacionalidade, etnia, orientação sexual, religião ou posicionamento político.”

Na nota, o chefe da Embratur disse que o Brasil registrou, em 2024, os menores índices de violência em 11 anos. Ibaneis também destacou o menor índice de homicídios registrado na capital federal no ano passado, desde que foi iniciada a série histórica, em 1977.

Segundo Freixo, o trabalho feito vem no sentido de “consolidar nossa imagem real no exterior: a de um País seguro, acolhedor, sustentável, democrático, diverso e aberto ao mundo, cada vez mais preparado para receber turistas”.

Para Ibaneis, o governo dos EUA deveria olhar para o próprio país. “Estive em Nova York semana passada e as ruas estão cheias de rato, urina e drogados”, disse. “Eles deveriam olhar um pouquinho para dentro do que acontece nos Estados Unidos antes de falar da nossa população aqui do Distrito Federal.”



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

Valdemar diz que ‘se Tarcísio for candidato a presidente, irá para o PL’

Valdemar Costa Neto, presidente do Partido Liberal afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio…

1 minuto ago

Justiça de SP autoriza e donos da Camisaria Colombo são soltos

Os irmãos Álvaro Jabur Maluf e Paulo Jabur Maluf, donos da Camisaria Colombo, foram soltos…

13 minutos ago

INMET emite alerta de baixa umidade do ar para Goianésia e região

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de baixa umidade do ar válido…

16 minutos ago

STJ frustra juiz aposentado que queria receber penduricalhos com juros e correção

O juiz aposentado Gustavo Chiminazzo de Faria, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, teve…

17 minutos ago

Confira como os astros agem no signo de Virgem

Na Astrologia, cada planeta no mapa astral influencia diferentes aspectos dos potenciais e características dos…

23 minutos ago

Evergrande deixa de ser negociada na Bolsa de Hong Kong após fracasso em reestruturação

A incorporadora imobiliária chinesa Evergrande teve as negociações de suas ações cancelada na Bolsa de…

27 minutos ago

This website uses cookies.