Embraer e Mahindra assinam acordo para desenvolver negócios com o C-390 Millenium na Índia


A Embraer Defesa & Segurança e o Grupo Mahindra assinaram um Acordo de Cooperação Estratégica dentro do programa de Aeronaves de Transporte Médio (MTA), da Força Aérea Indiana (IAF) com a aeronave C-390 Millennium. A parceria foi firmada simultaneamente à inauguração do novo escritório da companhia brasileira, no Aerocity, em Nova Delhi.

Segundo a Embraer, o acordo se baseia no Memorando de Entendimento assinado em fevereiro de 2024 na Embaixada do Brasil no país, aprofundando o escopo da cooperação para incluir a comercialização conjunta, a industrialização e o desenvolvimento da Índia como um hub para o C-390 Millennium. Desde a assinatura, a aeronave C-390 Millennium ampliou ainda mais sua base de operadores globalmente.

“A Embraer e o Grupo Mahindra trabalharão em colaboração com as partes interessadas e se envolverão com o ecossistema militar e aeroespacial da Índia para identificar oportunidades de fabricação local, instalações de montagem, cadeia de suprimentos e atividades de manutenção, reparo e revisão (MRO)”, informou a companhia brasileira. “A objetivo de longo prazo é posicionar a Índia como um centro de fabricação e suporte para a aeronave C-390 Millennium, atendendo às necessidades do país e da região.”

O presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, disse que o acordo é um marco significativo em no relacionamento com o Grupo Mahindra. “A indústria aeroespacial da Índia é dinâmica, de alto nível e buscamos entregar uma solução conjunta de transporte militar mais avançada e confiável para a Força Aérea Indiana”, disse. “Esta parceria é mais do que um acordo aeroespacial. Ela reflete nosso compromisso com o ‘Atmanirbhar Bharat’ e a crescente amizade entre o Brasil e a Índia.”

Já o membro do Conselho Executivo do Grupo Mahindra, Vinod Sahay, afirmou que, ao aprofundar a colaboração com a Embraer, a companhia vai garantir que o C-390 Millenium apresentado para a campanha MTA da IAF, não apenas contribua para a segurança e as aspirações da Índia, mas também apoie a filosofia ‘Make in India’ e aumente ainda mais a autossuficiência do país.

O C-390 Millennium é a aeronave de transporte militar pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte, além de voar mais rápido (470 nós) e por distâncias maiores.

A aeronave já foi selecionado pelas forças aéreas do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, Coreia do Sul, República Tcheca, Suécia, Eslováquia, Lituânia e um cliente não divulgado, segundo a Embraer.

Novo escritório

Segundo a Embraer, o novo escritório da empresa na índia servirá como centro de operações no país, à medida que a companhia desenvolve capacidades para capitalizar oportunidades na indústria aeroespacial e de defesa indiana. Isso inclui o crescimento de equipes em funções corporativas e áreas especializadas em compras, cadeia de suprimentos e engenharia.

“O investimento estratégico reflete a visão de longo prazo da companhia de fortalecer sua presença na Índia e estreita colaboração com a indústria local para apoiar a missão de autossuficiência do país, baseada nas iniciativas ‘Atmanirbhar Bharat’ e ‘Make in India'”, informou a Embraer.



Por: Estadão Conteúdo

Estadão

Recent Posts

PF faz buscas em endereços de suspeito de ameaçar ‘massacre’ em universidade do litoral de SP

Por Redação O Estado de S. Paulo - 17/10/2025 09:43 A Polícia Federal (PF) cumpre…

8 minutos ago

Após cair por alívio sobre EUA e China, dólar retoma alta ante real e pares emergentes

O dólar no mercado à vista passou a rodar mais perto da estabilidade na manhã…

9 minutos ago

Martina e Tamires brigam feio e produção toma medida

Nessa quinta-feira, 16, o clima em A Fazenda 17 ficou tenso após uma briga entre…

13 minutos ago

SP bate 34ºC nesta sexta e temperatura despenca no final de semana; veja a previsão completa

A temperatura pode chegar a 34º C na cidade de São Paulo nesta sexta-feira, 17,…

18 minutos ago

Juros futuros operam em alta, de olho em ambiente volátil no exterior

As taxas de juros negociadas no mercado futuro oscilam em alta nos vencimentos intermediários e…

19 minutos ago

This website uses cookies.